Questões Concurso Prefeitura de Palmeira - SC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Palmeira - SC

Um cilindro reto metálico e maciço com 30 cm de diâmetro e 10 cm de altura será fundido e moldado em formato de pequenas esferas idênticas com 2 cm de raio. O número aproximado de esferas geradas é:

Em uma maquete do sistema solar, os planetas giram em trajetórias circulares em torno do Sol. Mercúrio dá uma volta completa em torno do Sol em 2 minutos, Vênus dá uma volta completa em 3 minutos, já a Terra dá uma volta completa em 5 minutos. Suponha que os três planetas citados encontrem-se inicialmente alinhados, quando o dispositivo é ligado. Em quanto tempo eles irão se alinhar novamente?

O professor de sala de aula e o professor de Educação Física são frequentemente os primeiros a perceber indicações subjetivas de possíveis dificuldades perceptivo-motoras em crianças da educação infantil e ciclo inicial do Ensino Fundamental. Assim, a validade dessas observações não deve ser ignorada. Quando detectadas tais dificuldades os professores devem buscar atividades que se concentrem nos atrasos específicos demonstrados pelo aluno. Com relação às áreas prejudicadas e possíveis atividades e estratégias de ensino para reverter o quadro de deficit perceptivo-motor, analise as seguintes assertivas:

I. Quando a área prejudicada é consciência corporal, direcional, espacial e temporal, sugerem-se atividades como: brincar seguindo um líder; usar vendas em atividades locomotoras e manipulativas; realizar habilidades locomotoras em ritmos diferentes para seguir o ritmo de um instrumento musical.

II. Quando a área prejudicada é o uso de múltiplas fontes de informação sensorial, sugerem-se atividades como: realizar atividades motoras dentro e fora da água e comparar os movimentos; fazer a criança rolar o corpo em diferentes superfícies e ângulos; usar movimentos com pés descalços em tipos diferentes de superfícies.

III. Quando a área prejudicada é problemas laterais e de centro, sugerem-se atividades como: jogos que envolvem agilidade (mudanças rápidas de direção e precisão); reforçar a noção de centro com atividades de lançamento e rebatidas.

IV. Quando a área prejudicada é o equilíbrio e coordenação, sugerem-se atividades como: incorporar equipamentos como tábuas inclinadas e que balançam; ensinar os alunos a dizer coisas que coincidem com seus movimentos; fazer com que os alunos realizem movimentos particulares sob uma variedade de condições ambientais e de tarefa.

São verdadeiras:

Sobre as fases do desenvolvimento cognitivo propostas por Jean Piaget, marque (V) para o que for Verdadeiro e (F) para o que for Falso:

( ) Na fase Das Operações Formais o bebê constrói o significado do seu mundo pela coordenação de experiências sensoriais com o movimento.

( ) Na fase Do Pensamento Pré-Operacional a criança pequena demonstra crescente pensamento simbólico pela ligação de seu mundo com palavras e imagens.

 ( ) Na fase Das Operações Concretas a criança raciocina logicamente sobre eventos Concretos e consegue classificar objetos de seu mundo em vários ambientes.

( ) Na fase Sensório-Motora o adolescente é capaz de raciocinar logicamente e de maneira mais abstrata e idealista.

A sequência correta é, de cima para baixo:

O professor deve contemplar a brincadeira como princípio norteador das atividades didático-pedagógicas, possibilitando às manifestações corporais encontrarem significado pela ludicidade presente na relação que as crianças mantêm com o mundo. A atividade lúdica dentro da sala de aula fornece à criança um ambiente agradável, motivador que possibilita a aprendizagem de várias habilidades, além de trabalhar estas habilidades na criança, ajudará no desenvolvimento da criatividade, na inteligência verbal-linguística, coordenação motora, dentre outras.

Enumere a coluna de baixo de acordo com as capacidades desenvolvidas listadas na coluna de cima:

I. Lateralidade

II. Equilíbrio e coordenação

III. Consciência corporal

( ) atividades de equilíbrio estático ou dinâmico com os olhos abertos, fechados e com os olhos fixos em algum alvo (parado ou em movimento).

( ) usar saquinhos de areia em brincadeiras do tipo encostar um saquinho posto na mão direita numa parte do corpo localizada do lado esquerdo.

( ) construir percursos com obstáculos, aberturas estreitas, barreiras para saltar ou passar por baixo, usando superfícies diferentes.

A sequência correta é, de cima para baixo:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis