Questões Concurso Prefeitura de Palestina de Goiás - GO

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No contexto das práticas avaliativas, Luckesi (2011) faz uma clara distinção entre o ato de avaliar e o ato de examinar. No ato de examinar destaca-se o temporal, pois “ao examinador interessa apenas o desempenho presente do educando, como decorrente do que já aconteceu [...] o ato de avaliar está centrado no presente e voltado para o futuro”.
Com base nas palavras do autor, segue em destaque as principais concepções de avaliação da aprendizagem escolar.
Marque a alternativa que melhor representa o ato de avaliar  

Por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) realiza o diagnóstico da educação por meio de testes e o monitoramento dos resultados com base nos cálculos das taxas de abandono, aprovação e reprovação apurados pelo Censo Escolar. Essa base de cálculos leva ao resultado da qualidade do ensino instituído pelo:

Conforme instituído no artigo 9º da LDB 9394/96, a política de avaliação em larga escala, tem como propósito:
I assegurar o processo nacional de avaliação do rendimento escolar;
II recolha de dados do rendimento dos alunos com inscidência no resultado do trabalho docente;
III coleta de resultados do ensino ofertado em todas as escolas estaduais e municipais;
IV gerar informações da qualidade do ensino ofertado a partir de testes diversificados para cada município;
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta 

A partir dos resultados de uma avaliação, é possível a compreensão dos pontos fortes e fracos da instituição de ensino, com vistas à intervir para melhorar sua qualidade, de acordo com suas condições, definindo suas prioridades e traçando um caminho a seguir na construção de um trabalho pedagógico e social significativo, (BRASIL, 2009). Com base nessa informação, marque a opção a qual esse tipo de avaliação se refere.  

É de fundamental importância o conhecimento histórico das lutas, conquistas e estudos que consolidam a educação inclusiva no Brasil e no mundo. Em meio a esse contexto, formou-se um amplo cobertor legal que concretizam estratégias políticas e pedagógicas como avanço educacional e combate à segregação, a exemplo do Projeto de Lei nº 9.382/2017 que dispõe sobre o exercício profissional e condições de trabalho do profissional tradutor, guia-intérprete e intérprete de libras. Com base nas prerrogativas da lei, é correto afirmar que as atribuições desses profissionais estão voltadas para:
I Efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdocegos, surdocegos e ouvintes, por meio de libras para a língua oral e vice-versa.
II Interpretar, em Língua Brasileira de Sinais – Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares.
III Atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concurso públicos.
IV Atuar no apoio à acessibilidade dos cadeirantes, aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino privadas e repartições públicas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta

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