Questões Concurso Prefeitura de Orlândia - SP

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Diversos tratamentos conservadores são prescritos para a insuficiência de convergência, incluindo óculos de leitura com base de prisma interno e exercícios domiciliares para convergência como abordagem de caneta e terapia visual. Embora a cirurgia seja uma opção de tratamento para IC, raramente é usada, pois é de natureza invasiva e possui algumas complicações, mesmo para indivíduos que possuam um alto grau de convergência, sendo assim aumentam as indicações para reabilitação visual com exercícios ortópticos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A insuficiência de convergência é um problema comum de coordenação muscular, no qual os olhos tendem a realizar uma estereopsia, principalmente durante a leitura ou outras atividades que necessitem da utilização da visão para perto.
( ) A insuficiência de convergência é umas das disfunções não estrábicas mais comuns da visão binocular, que apresenta uma sintomatologia associada a atividades que requerem uma visão mais próxima; dessa forma, o rendimento acadêmico, profissional ou laboral desses indivíduos cai.
( ) Diversos tratamentos conservadores são prescritos para a Insuficiência de Convergência (IC), incluindo óculos de leitura com base de prisma interno e exercícios domiciliares para convergência como abordagem de caneta e terapia visual. Embora a cirurgia seja uma opção de tratamento para IC, raramente é usada, pois é de natureza invasiva e possui algumas complicações, mesmo para indivíduos que possuam um alto grau de convergência.
( ) Em um protocolo de terapia visual para insuficiência de convergência incluem-se exercícios de alongamento passivo dos músculos reto-medial bilateralmente com a estabilização manual um olho com pegada na inserção do reto-medial e contra lateralmente, com a mesma pegada, alonga o músculo no sentido contrário (abdução).
( ) No fortalecimento isométrico dos músculos reto-lateral bilateralmente, o Fisioterapeuta estabiliza o musculo reto- -medial com posicionamento na sua inserção e resiste ao movimento de abdução realizado pelo paciente, ainda são indicadas para tratar insuficiência de convergência: cartelas de exercícios para divergência; corda de Brock; régua de divergência; tabelas de Hart e exercícios com barras de prisma.
( ) A terapia visual também surge como uma opção terapêutica, caracterizada como um procedimento clínico não cirúrgico, que tem como objetivo fornecer uma visão binocular mais segura e confortável. A reabilitação visual é a reeducação da visão do ser humano através da aprendizagem de novos esquemas de comportamento visual, isso significa que o indivíduo deve ser envolvido no desenvolvimento de novas competências adquiridas a fim de melhorar a função visual e perceptual.
( ) O uso do questionário CISS, o qual é validado para a população brasileira, é aconselhado pois este instrumento foi desenvolvido pelo CITT (Convergence Insufficiency Treatment Trial) ferramenta estandardizada que foi provada válida e confiável para a medida da frequência e da sintomatologia, antes e depois de uma terapia de insuficiência de convergência ou outra desordem binocular ou acomodativa. 
A sequência está correta em

A dor é definida como experiência emocional desagradável relacionada a um dano tecidual real ou potencial, sendo dividida nos tipos “nociceptiva” e “neuropática” e um dos recursos aplicáveis para a melhora desta nós temos o TENS – “Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation” que, em tradução livre, corresponde a “Neuroestimulação Elétrica Transcutânea”. O TENS utiliza a estimulação elétrica galvânica, cuja intensidade de estímulos é controlada por um pequeno aparelho, sendo um recurso para o tratamento de dor, singular, pois exerce sua função analgésica, baseada na teoria da comporta de dor, desenvolvida por Welzack e Wall, ativando mecanismos de controle internos do sistema nervoso, quando aplicada sobre a pele, via eletrodos de superfície, não trazendo nenhum efeito colateral nem dependência física aos pacientes. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. O TENS de alta frequência e baixa duração de pulso é conhecida como TENS convencional e promove um tipo de estimulação tátil capaz de ativar as fibras de grosso calibre e diminuir a sensação dolorosa. Sua ação pode ser explicada pela teoria da comporta da dor e seu efeito analgésico é local, realizando-se no segmento medular correspondente ao dermátomo estimulado.
II. O TENS do tipo convencional é uma estimulação de alta frequência (50 e 150 Hz) e baixa intensidade, que estimula de forma contínua as fibras nervosas de condução lenta. A intensidade não deve provocar contrações musculares, mas apenas percepção parestésica não-desagradável, ajustada de acordo com a sensibilidade do indivíduo.
III. Estudos evidenciam que a intensidade entre dez e 30 miliamperes (mÅ) é menos confortável e provoca fasciculações significativas no tempo de pulso, variando de 40 a 75 ?s. Neste tipo de estimulação, a analgesia é imediata ou após dez minutos de aplicação, efeito que perdura de 20 a 30 minutos até duas horas, razão pela qual este método é preferencialmente aplicado no tratamento de dores crônicas.
IV. Acredita-se que o TENS promova analgesia predominantemente por meio do mecanismo do portão ou teoria das comportas, proposta por Melzack e Wall, que provoca analgesia mediante a ativação seletiva das fibras táteis de diâmetro largo (A-beta), sem ativar fibras nociceptivas de menor diâmetro (A-delta e C). A atividade gerada nas fibras A-beta inibe a atividade em curso dos neurônios nociceptivos no corno dorsal da medula espinal.
V. Estudos recentes demonstram que a baixa frequência do TENS ativa especificamente receptores opioides ?, receptores serotoninérgicos e receptores muscarínicos espinais. Por outro lado, a analgesia produzida pela alta frequência de TENS ativaria receptores delta-opioides e receptores muscarínicos na coluna dorsal da medula espinal, além da ativação de receptores delta-opioides supra-espinal.
Está correto o que se afirma apenas em

Os processos da linguagem e da aprendizagem são bastante complexos; envolvem redes de neurônios distribuídas em diferentes regiões cerebrais e se relacionam à percepção da fala, sendo dependentes da integridade auditiva periférica e central. No processo de aquisição da linguagem escrita, o indivíduo passa por uma remodelação dos seus circuitos neuronais. Os transtornos de aprendizagem têm sido foco de inúmeras pesquisas nos últimos anos. Sobre essa temática, analise as afirmativas a seguir.
I. Pesquisas demonstraram evidências de deficits fonológicos em dislexias de desenvolvimento. Em outros estudos observou-se a inexistência de múltiplos deficits de processamento temporal nas dislexias, concluindo que disléxicos apresentam integridade das funções visuais e auditiva; por isso, em geral, a orientação espacial encontra-se preservada. Esses achados sugerem que não há relação entre deficits na atenção da seleção espacial e o desenvolvimento de representações fonológicas e ortográficas.
II. A leitura e a escrita envolvem habilidades cognitivas complexas, além da capacidade de reflexão sobre a linguagem em relação aos aspectos fonológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos. Há uma combinação dos fenômenos biológicos e ambientais no aprendizado da linguagem escrita, envolvendo a integridade motora, sensório-perceptual e socioemocional. Além disso, o domínio da linguagem e a capacidade de simbolização também são princípios importantes no desenvolvimento do aprendizado da leitura e da escrita.
III. Dificuldades de aprendizagem envolvem alterações no processo de desenvolvimento do aprendizado da leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático, podendo estar associadas ao comprometimento da linguagem oral. Ainda que as manifestações sejam mais evidentes durante o aprendizado da leitura e da escrita, desde os anos pré-escolares, alguns sinais de dificuldades mais amplas de linguagem podem aparecer, tais como vocabulário restrito, uso inadequado da gramática e alterações no processamento fonológico.
Está correto o que se afirma em

As patologias neurológicas em adultos podem resultar do comprometimento do sistema nervoso central e periférico. Existem mais de 600 doenças neurológicas e grande parte delas cursa com a disfagia como um de seus sintomas. Considerando que a organização do sistema nervoso para o ato da deglutição envolve a porção cortical ascendente e descendente, o córtex medular e as vias periféricas, analise as afirmativas a seguir.
I. A fase antecipatória da deglutição consiste na identificação de impulsos básicos, como a fome e a saciedade. Além disso, identifica e reconhece as características físico-químicas do alimento, com a ativação dos centros da memória e do prazer alimentar, dentre outras. O centro da fome está localizado no hipotálamo lateral e parece envolver o feixe do prosencéfalo medial (trajeto dopaminérgico). O centro de saciedade está localizado no hipotálamo ventromedial, onde parece receber as informações sensoriais provenientes dos órgãos digestivos por meio do nervo vago.
II. A introdução do bolo alimentar na cavidade oral estimula as vias aferentes sensitivas táteis e gustativas. Assim, os impulsos sensoriais serão transmitidos ao núcleo do trato solitário por intermédio dos pares cranianos V e VII. As regiões do córtex cerebral ativas durante as fases preparatória e oral propriamente ditas da deglutição são o córtex insular com conexões ao córtex motor primário e suplementar, o opérculo orbitofrontal e a porção medial e superior do giro do cíngulo anterior.
III. A resposta eferente será estimulada pelos pares cranianos III, V, VI, X, XI, XII. A fase faríngea da deglutição é iniciada pelos impulsos sensoriais transmitidos como resultado da estimulação dos receptores localizados nas estruturas da orofaringe (tonsila, palato mole, base de língua, parede posterior da faringe e porção anterior da epiglote). Em geral, a deglutição voluntária de saliva apresenta ativação da ínsula anterior e posterior, giro frontal superior, córtex sensorial primário e córtex pré-motor.
Está correto o que se afirma em 

Apesar de a sucção ser um comportamento reflexo, ela pode ser intensificada ou alterada de acordo com as experiências de cada bebê. O neonato apresenta comportamentos miofuncionais orais durante a sucção, tais como: vedamento labial, compressão labial e formação de leve sulco nas comissuras labiais e movimentos mandibulares e de língua anteroposteriores. Qualquer alteração antes, durante e/ou após o nascimento pode comprometer a alimentação e o desenvolvimento neuropsicomotor do neonato. Sobre os distúrbios da deglutição nessa população, assinale a afirmativa correta.

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