Questões Concurso Prefeitura de Orlândia - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Orlândia - SP

Para o equilíbrio corporal estático ser mantido é necessário um conjunto de estruturas funcionalmente entrosadas: o sistema vestibular; os olhos; e, o sistema proprioceptivo. A manutenção do equilíbrio geral é realizada pelo sistema vestibular, que detecta as sensações de equilíbrio, sendo composto por um sistema de tubos ósseos e câmaras. Em relação à anatomia do sistema vestibular, assinale a afirmativa correta.

O sistema nervoso central foi pensado para ser desprovido de linfáticos. Recentemente, foi demonstrada a existência de um autêntico sistema linfático cerebral, conhecido como sistema glinfático, composto por canais paravasculares que penetram vasos cerebrais arteriais e venosos e linfáticos durais que limpam o espaço intersticial. A descoberta desse sistema deve abrir novas oportunidades para o tratamento desses distúrbios neurológicos. Sobre o tema proposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A aquaporina-4, localizada nos pés dos astrócitos ligados aos espaços paravasculares, desempenha um papel fundamental na eliminação de moléculas residuais, como as proteínas beta-amiloide ou tau.
II. A atividade desse sistema aumenta durante o sono, principalmente na fase de ondas lentas e, ao dormir de lado, e com o exercício, diminui com o envelhecimento.
III. Embora os dados ainda sejam preliminares, o sistema glinfático pode estar decisivamente envolvido na fisiopatologia de distúrbios neurológicos, como doenças neurodegenerativas e desmielinizantes, hidrocefalia de pressão normal, acidente vascular cerebral ou certas dores de cabeça.
Está correto o que se afirma em

A disfagia orofaríngea mecânica é a dificuldade secundária à perda sensorial e/ou muscular de estruturas responsáveis pela deglutição fisiológica normal. As causas mais comuns são as inflamatórias, as traumáticas, a macroglossia, o divertículo faringoesofágico, as doenças compressivas da coluna cervical, as sondas nasoenterais, a traqueostomia e o câncer de cabeça e pescoço. Sobre as disfagias mecânicas, assinale a afirmativa INCORRETA.

A Articulação Temporomandibular (ATM) representa a ligação articulada da mandíbula com a base do crânio, sendo composta por um conjunto de estruturas anatômicas que possibilitam a mandíbula executar variados movimentos durante a mastigação. A ATM pode ser acometida pelas mesmas doenças e desordens que afetam outras articulações do sistema músculo-esquelético, como os deslocamentos de disco, doenças articulares degenerativas, artrites inflamatórias e sinovites. Sua anatomia e dinâmica são de grande importância para a compreensão das funções do sistema estomatognático, assim como para o estudo das disfunções temporomandibulares. Em relação à anatomia da ATM, assinale a afirmativa correta.

O processo de reabilitação requer uma abordagem global e interdisciplinar, que envolve diferentes áreas, uma vez que as pessoas com deficiência podem apresentar dificuldades ou desafios em várias áreas: motora; neurológica; sensorial; psicológica; comunicacional; e, social. Nas últimas décadas, a atenção à saúde no Brasil tem se amparado no modelo da interdisciplinaridade como caminho para diminuir a fragmentação e fortalecer a prestação do cuidado na perspectiva da integralidade. Relativamente à indicação, prescrição e reabilitação da criança amputada, analise as afirmativas a seguir.
I. As próteses endoesqueléticas infantis podem ser utilizadas para todos os níveis de amputação dos membros inferiores, com exceção das amputações parciais do pé e do tornozelo. Para os membros superiores se restringem às amputações transumerais.
II. Os componentes em titânio conferem grande resistência; contudo, têm maior peso. O alumínio reduz significativamente o peso total da prótese; porém, limita a capacidade de carga por ter menor resistência mecânica. O alumínio ainda confere as melhores propriedades mecânicas, pois é leve e resistente, porém com maior custo.
III. O processo para a prescrição de próteses deve ser multidisciplinar, considerando a experiência do técnico em órtese e prótese, bem como demais profissionais de reabilitação, juntamente as necessidades do usuário e dos familiares para que a escolha seja assertiva e proporcione maior funcionalidade. Um exemplo de prescrição seria: prótese para amputação transfemoral direita; endoesquelética em titânio; encaixe com contenção isquiática confeccionado em resina; joelho monocêntrico com freio; pé articulado.
IV. Os encaixes transtibiais KAFO devem ter uma pressão acima dos côndilos femorais, sobretudo no bordo medial, para garantir uma boa suspensão. Devem,também,ter uma pressão na região do tendão patelar, favorecendo a descarga de peso nesta região, bem como contar com um alívio na região distal, evitando a descarga direta de peso nesta ponta distal.
V. Diferentemente das amputações que promovem a secção óssea, nas desarticulações, como as amputações de desarticulação de joelho, a descarga de peso sobre a prótese se dá na parte distal do coto.
Está correto o que se afirma apenas em 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis