Questões Concurso Prefeitura de Orlândia - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Orlândia - SP

Um iate movido a energia solar já não é mais novidade. Agora, a mais nova embarcação do segmento adiciona outros “brinquedos” a bordo para se destacar: um carro voador que pode pousar e decolar na água e um submarino da U-Boat Worx. Com emissão zero de poluentes, a novidade se chama Silent 120 Explorer e saiu do papel graças a um acordo firmado pela Silent-Yachts com a fabricante de eVTOLs VRCO.
(Disponível em: https://olhardigital.com.br/2023/01/30/carros-etecnologia/iate-movido-a-energia-solar-vem-com-autonomia-infinita-edois-brindes-inusitados/.)
A energia solar é uma das tecnologias mais transformadoras da atualidade. Não é à toa que ela tem sido explorada em diversas áreas, inclusive no mundo náutico. Como exemplo, temos o barco solar, uma embarcação altamente tecnológica que é alimentada por painéis solares. Nesse caso: 

Dados sobre o sistema de proteção internacional de refugiados no Brasil foram atualizados pelo Ministério da Justiça nesta segunda-feira (20), data em que é observado o Dia Mundial do Refugiado. Desde 1985, o Brasil reconheceu cerca de 60 mil pessoas como refugiadas, a maioria delas (48.789) provenientes da Venezuela. Em 2021, foram confirmados 3.086 pedidos de reconhecimento da condição de refugiados. A atualização se deu por meio da sétima edição do relatório “Refúgio em Números”, editado pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), e da versão atualizada do Painel Interativo de Decisões sobre Refúgio no Brasil, produzido pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em parceria com o Comitê Nacional para Refugiados (Conare).
(Brasil atualiza dados sobre população refugiada no país | As Nações Unidas no Brasil.)
A Lei do Refúgio que, no ano passado, completou 25 anos no Brasil, dentre outros fatores: 

Fórum de Davos premia duas ONGs da América Latina, uma é brasileira
Uma organização não governamental comprometida com a saúde mental diante da violência na América Latina e um instituto brasileiro que luta pela inclusão social no mercado de trabalho foram homenageados na edição deste ano do Fórum Econômico Mundial de Davos. Glasswing, uma ONG criada em El Salvador com sede em 12 países, oferece apoio psicológico para se lidar com situações de violência. Este ano, o fórum também reconheceu, como Young Global Leader(jovem líder global) Luana Génot, uma das faces da luta antirracista no Brasil e diretora do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), que luta pela inclusão de mais negros e indígenas em cargos de liderança nas empresas.
(Fórum de Davos premia duas ONGs da América Latina, uma é brasileira. Disponível em: opovo.com.br.)
O Fórum Econômico Mundial foi criado em 1971 pelo professor de economia Klaus Schwab. A mais recente edição do Fórum Econômico Mundial aconteceu na semana de 16 a 20 de janeiro deste ano (2023), em Davos, na Suíça. O Fórum de Davos

Exposições marcarão os 50 anos da morte de Pablo Picasso
Além da Espanha, país natal do famoso pintor, outras seis nações receberão mostras e promoverão debates sobre sua obra nesta iniciativa cultural internacional. No dia 8 de abril de 2023 se completam 50 anos da morte do pintor espanhol Pablo Picasso. Para celebrar a data e reforçar o legado do genial artista será promovido o “Ano Picasso” com uma série de atividades culturais. No programa batizado de “Celebração de Picasso 1973-2023” estão previstas mais de 40 exposições que ocuparão 38 espaços não só na Espanha, país natal de Picasso, mas também nos Estados Unidos, França, Alemanha, Bélgica, Suíça e Romênia.
(Exposições marcarão os 50 anos da morte de Pablo Picasso. Disponível em: rac.com.br.)
Pablo Picasso (1881-1973) foi um artista plástico espanhol e um dos maiores mestres da arte do século XX. Foi muito reconhecido em vida e demonstrou versatilidade técnica e uma produtividade artística dificilmente igualada. Também foi um dos fundadores do: 

Rio Grande do Sul bate recorde ao embarcar 25 mil cabeças de gado em navio
O embarque de animais vivos bateu recorde no Rio Grande do Sul neste mês de setembro. Ao todo, 25 mil cabeças de gado foram despachadas em um mesmo navio, conforme informou a fiscalização agropecuária ligada ao Ministério da Agricultura. Mesmo com embarque já encerrado, o navio segue atracado aguardando o final da certificação. Tudo ocorreu no maior navio do mundo para embarque de animais vivos, que possui 201 metros de comprimento por 32 de largura e capacidade para 30 mil bois. Auditores fiscais acompanharam de perto o ingresso dos animais, as condições do navio, além da documentação exigida. “O nosso maior foco, durante este embarque, é o bem- -estar animal. Estamos fazendo toda a operação com o maior cuidado para que os animais tenham o menor estresse possível” disse a auditora agropecuárias Mariza Moreira dos Santos.
(Disponível em: https://www.canalrural.com.br/programas/informacao/ rural-noticias/rio-grande-do-sul-bate-recorde-ao-embarcar-25-milcabecas-de-gado-em-navio. Acesso em: 26/01/2023.)
Em relação ao agronegócio, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Depreende da soma total das operações de produção e distribuição de provimentos agrícolas, operações de produção na unidade de produção, do armazenamento, do processamento e distribuição dos produtos e itens agrícolas através deles. ( ) Tem grande importância para a sociedade mundial, uma vez que envolve a cadeia de produção alimentar que interliga vários setores, como a agricultura, a pecuária e a indústria. ( ) Tem como característica as médias e as grandes propriedades rurais que conseguem alta produtividade em seus respectivos ramos de produção tanto na agricultura quanto na pecuária. ( ) O Brasil, mesmo com sua ampla extensão territorial e diversidade dos recursos naturais, atualmente não é considerado protagonista no cenário econômico mundial.
A sequência está correta em  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis