Questões Concurso Prefeitura de Olinda - PE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Olinda - PE

De acordo com a historiografia positivista, assinale a alternativa correta.

Correlacionando de forma analítica tempo e história, assinale a alternativa incorreta.

Analise as proposições abaixo.

I. A classe social dominante em Pernambuco desde o período colonial era formada pelos senhores de engenho, pelos proprietários de grandes fazendas e pelos comerciantes abastados.

II. Implantada sob o signo da escravidão, a sociedade colonial criou diferenças sociais difíceis de transpor, como os preconceitos marcantes contra o trabalho manual.

III. Nem todo o clero aceitava ou justificava a existência da escravidão, mas, como instituição, a Igreja Católica fechou os olhos para a violência e os maus-tratos contra os escravos, favorecendo a implantação da escravidão nas colônias da América.

IV. O Patriarcalismo conferia ao senhor de engenho privilégios de mando e riqueza sobre os demais membros da sociedade. Estão corretas as proposições

A ampliação dos conteúdos dos direitos humanos seguiu o caminho indicado por diferentes lutas sociais e pelas transformações sócio-econômicas e políticas que marcaram as sociedades ao longo dos anos. Assinale abaixo a alternativa que indica o contexto histórico e o órgão a que está diretamente relacionado com a aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Sobre o ensino de História, considere as seguintes proposições:

I. As mudanças operadas no ensino de História nas últimas décadas do século XX ocorreram articuladas às transformações sociais, políticas e educacionais de uma forma mais ampla bem como àquelas ocorridas no interior dos espaços acadêmicos, escolares e na indústria cultural.

II. É fundamental separar a investigação e o debate sobre o ensino do contexto em que é produzido do conjunto de relações de espaços de saber e poder, especialmente das relações entre universidades, indústria editorial e escolas.

III. Discutir o ensino de história, hoje, é pensar os processos formativos que se desenvolveram nos diversos espaços, é pensar fontes e formas de educar cidadãos numa sociedade complexa, marcada por diferenças e desigualdades.

IV. Nas últimas décadas do século XX, a produção historiográfica e educacional acadêmica desapareceu da indústria cultural, e a mídia não se faz presente na discussão sobre o que a história ensina nas escolas brasileiras.

Estão corretas as proposições

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis