Questões Concurso Prefeitura de Olinda - PE

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Analisando o significado da produção do saber histórico na prática docente, considere as proposições abaixo.

I. Ensinar história requer um diálogo permanente com diferentes saberes, produzidos em diferentes níveis e espaços.

II. O objetivo da história é reconstituir, explicar e compreender seu objeto: a história real, logo, o objeto do conhecimento é o real em movimento, as ações de homens e mulheres em sociedade, ou seja, a experiência humana. Sendo esse movimento contraditório, evidencia manifestações também contraditórias.

III. O real chega até os professores, alunos, pesquisadores por meio de evidências (incompletas, parciais). Do diálogo mediado pelo professor entre as concepções teóricas, os outros saberes e as múltiplas evidências, nasce o conhecimento histórico, limitado, provisório, seletivo e incompleto.

IV. O trabalho com projetos de pesquisas em história propicia a educação para a cidadania. Trata-se de uma metodologia democrática, que parte dos sujeitos, sendo planejada, construída e avaliada pelos próprios sujeitos históricos do processo de ensino: alunos e professores. Estão corretas as proposições

Sobre o trabalho do professor, de acordo com os novos rumos do ensino da História, considere as seguintes alternativas:

I. Diante da velocidade das transformações observadas nos dias atuais e da impossibilidade de prever os desafios que nossos alunos irão enfrentar daqui a alguns anos, torna-se necessário que eles sejam instrumentalizados para aprender e analisar novos fenômenos.

II. As novas propostas sobre o ensino da história têm enfatizado que, além da aquisição dos conteúdos tradicionais, é necessário desenvolver nos alunos estruturas intelectuais que lhes permitam operacionalizar novas situações apresentadas pela realidade social.

III. É importante desenvolver no aluno a capacidade de memorizar um grande volume de informações, formando um elenco de acontecimentos amarrados por uma linha do tempo, que comporte mais memorização do que reflexão.

IV. Levar o aluno a entender que o objetivo da história é conhecer o fato em si e entender o seu significado, porque o centro do conhecimento histórico ou o objeto da história é o conhecimento e não a rede de significado que é construída em torno dele. Estão corretas as proposições

Sobre o processo que instituiu a República no Brasil, considere as seguintes proposições:

I. A questão religiosa e a questão militar contribuíram para aumentar os desgaste da monarquia;

II. O Partido Republicano convivia com as contradições da sociedade brasileira de época e tinha entre seus membros, muitos proprietários de escravos;

III Dentro do Partido Republicano havia divergências. Os setores ligados às camadas médias urbanas, com núcleo do Rio de Janeiro, defendiam a radicalização da luta e o estabelecimento da república por meio de uma revolução popular;

IV. Os positivistas, adeptos da monarquia, eram contrários a qualquer mudança no governo.

Estão corretas as proposições

Sobre a história de Olinda e Recife, considere as seguintes proposições:

I. Durante a invasão holandesa, a cidade de Olinda foi incendiada e praticamente precisou ser reconstruída.

II. Em 1710, uma Carta Régia criou a Vila de Recife, mas a aristocracia rural de Olinda não gostou da medida e mandou suas milícias invadirem essa Vila, derrubarem seu pelourinho, que era símbolo da autonomia do Recife.

III. A Guerra dos Mascastes foi um enfrentamento entre os habitantes de Olinda e de Recife, para definir qual das duas cidades seria a mais importante da Capitania de Pernambuco.

IV. Bernardo Vieira de Melo tentou, em Olinda, transformar Pernambuco numa República Independente. Estão corretas as proposições

As alternativas abaixo, relacionadas à Confederação do Equador, estão corretas, exceto uma. Assinale-a.

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