Questões Concurso Prefeitura de Olinda - PE

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Com relação à colocação pronominal, analise os fragmentos a seguir.

I. Em "Visito os fatos, não te encontro", ocorre uma ênclise.

II. Em "onde te ocultas, precária síntese", ocorre uma próclise.

III. Em "sobre o ombro para contar-me", ocorre uma ênclise.

IV. Em "mas eu não sou as coisas e me revolto", ocorre uma mesóclise.

Os fragmentos são da autoria de Carlos Drummond de Andrade.

Conclui-se que estão corretos os fragmentos contidos nos itens

Para desenvolver a competência leitora dos aprendizes a partir de diferentes gêneros textuais, é necessário ampliar esses procedimentos através de estratégias de leitura. Leia as seguintes estratégias de leitura e analise as que estão construídas devidamente.

I. Leitura colaborativa - o professor lê um texto com a classe e, durante a leitura, questiona os alunos sobre diferentes aspectos relacionados à sua compreensão.

II. Leitura autônoma - os alunos lêem, de preferência, silenciosamente, textos que já dominam, o que estimula a autoconfiança e predispõe favoravelmente o estudante para os outros desafios.

III. Leitura em voz alta - pelo professor, o professor lê, em voz alta, um texto mais longo e complexo, sem levar em consideração as dificuldades dos escolares.

IV. Leitura em grupo - a classe é dividida em grupos para a leitura de um texto. Durante a leitura, os alunos anotam as palavras cujos significados desconhecem ou trechos que apresentam dificuldade.

Assinale a alternativa correta.

Existe um grande número de variedades lingüísticas, conforme apontam os estudiosos. Mas, ao mesmo tempo, que se reconhece a variação lingüística como um fato, observa-se que a nossa sociedade tem uma longa tradição em considerar uma escala valorativa, que leva a tachar os usos característicos de cada variedade como certos ou errados, aceitáveis ou inaceitáveis, pitorescos e cômicos. Partindo desse princípio, assinale a alternativa que não se relaciona com o ensino da variação lingüística.

Pesquisas realizadas mostram que o ensino da gramática nas aulas de Língua Portuguesa como língua materna tem representado um problema constante para os professores de Língua Portuguesa das escolas de 1º e 2º graus. Diante dessa realidade, é incorreto afirmar que o ensino da gramática deve resultar em um trabalho que

Em relação à variação lingüística e o ensino de Língua Portuguesa, pode-se dizer que

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