Questões Concurso Prefeitura de Nova Tebas - PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Nova Tebas - PR

Para Carl Rogers, as crianças nascem com uma necessidade básica de aceitação e aprovação dos outros, e é essa necessidade, a principal força socializadora por trás de seu comportamento, que as faz obedientes aos pais e professores. Essa necessidade é chamada pelo autor de:

De acordo com Booch, Rumbaugh e Jacobson, a UML é uma linguagem destinada a visualizar, especificar, construir e documentar os artefatos de um sistema complexo de software. A construção de artefatos constitui-se de três blocos: itens, relacionamentos e diagramas. Existem quatro tipos de itens na UML, que são:

Levisky e Blos (1998) afirmam que, apesar das diferenças marcantes entre a experiência de meninos e meninas durante a puberdade, ambos têm seu ego invadido pela emergência pulsional, e, não podendo administrá-la suficientemente, acabam deparando-se com o transbordamento de afetos e comportamentos, os quais serão mais, ou menos, controlados pelo superego. A pulsão pede descarga, mas o superego não pode permiti-la. Frente a esse conflito, o ego lança mão de uma nova defesa que surge com a pré adolescência que permite que possam ser satisfeitas as necessidades de pulsão, dando vazão aos desejos, e, ao mesmo tempo, faz com que um superego desaprovador possa ser amenizado. Essa nova defesa é chamada pelos autores de:

A respeito da leitura Piagetiana da afetividade nas relações professor/aluno, analise as premissas abaixo:

I. O interesse, para Piaget, é o elemento poderoso e comum de afetividade que, por sua vez, influencia nossa seleção de atividades intelectuais, ou seja, a seleção não é provocada pelas atividades cognitivas, mas pela afetividade, o que Piaget chama de interesse.

II. Para Piaget, o desenvolvimento do raciocínio moral é uma consequência do desenvolvimento cognitivo o afetivo e, durante o estágio operatório formal, o raciocínio moral é visto como pré normativo.

III. Pela reciprocidade, ocorre a descentração afetiva, que leva aos sentimentos e à vida moral. Se não houver, por parte do professor, respeito aos valores sociais que vão diferenciar aluno para aluno, dificilmente haverá respeito ou qualquer outra forma de relação que possa colaborar com o desenvolvimento da aprendizagem.

IV. A utilização de muitos elogios pode estabelecer uma falsa confiança do adulto diante da capacidade de a criança vir a compreender verdadeiramente o que aprende, reforçando ainda mais sua insegurança. Nesse caso, quando acontece a aprendizagem, esta é superficial e mecânica, a criança passa a realizar suas atividades em função da recompensa que poderá receber.

Assinale a alternativa correta:

Sobre a inclusão escolar de portadores de Transtornos Globais do Desenvolvimento analise as premissas abaixo:

I. Com relação à interação social, crianças com TGD apresentam facilidade de comunicação, geralmente pela necessidade de atrair atenção para conseguir satisfação de seus desejos imediatos, mas demonstram grande dificuldade de concentração e abstração, que dificulta a aprendizagem e, muitas vezes, interfere na aprendizagem dos demais alunos.

II. Crianças com Transtornos de Desenvolvimento Global apresentam diferenças e merecem atenção com relação às áreas de interação social, comunicação e comportamento. Na escola, mesmo com tempos diferentes de aprendizagem, esses alunos devem ser incluídos em classes com os pares da mesma faixa etária.

III. Estabelecer rotinas em grupo e ajudar o aluno a incorporar regras de convívio social são atitudes de extrema importância para garantir o desenvolvimento na escola. Boa parte dessas crianças precisa de ajuda na aprendizagem da autorregulação.

 IV. Apresentação das atividades do currículo visualmente ajuda no processo de aprendizagem dos alunos com TGD. Também é importante que o professor identifique os potenciais dos alunos e invista em ações positivas, estimule a autonomia e faça o possível para conquistar a confiança da criança. Os alunos com TGD costumam procurar pessoas que sirvam como 'porto seguro' e encontrar essas pessoas na escola é fundamental para o desenvolvimento.

Assinale a alternativa correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis