Questões Concurso Prefeitura de Niterói - RJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Niterói - RJ

Para prevenir incêndios, é recomendado:

Os equipamentos de proteção individual (EPI) para a merendeira são:

Para evitar o aumento de casos de dengue, é necessário:

Observe um trecho do poema O Adolescente, de Mário Quintana, e a tira Gente Como a Gente, de Mark Cullum:

"Adolescente, olha!

A vida é nova... A vida é nova e anda nua

-vestida apenas com o teu desejo!"

 

 

 

Uma das expectativas percebidas em algumas escolas é a de que o Orientador Educacional atue como mediador das relações entre o aluno adolescente e sua família. Ao fazê-lo, o orientador deverá considerar que:

I - O grupo familiar constitui o grupo de participação e de referência fundamental, e é por isso que os valores desse grupo constituem bases significativas na orientação do adolescente, quer a família atue como grupo positivo de referência, quer opere como grupo negativo de referência.

II- Ttrazer os pais à escola constitui uma das atividades do Orientador. Ele faz com que eles participem do projeto dela de diferentes formas, desde o planejamento do projeto pedagógico até as decisões que a escola deve tomar.

III - Há um despreparo no nível emocional e de conhecimento objetivo dos pais sobre o desenvolvimento social, psicológico e intelectual do adolescente, cabendo ao Orientador informá-los a esse respeito.

IV - Cabe à escola, nos dias de conflito, característicos da pós-modernidade, o papel de orientar não só o aluno, mas também sua família, já que os serviços particulares de apoio familiar têm preço elevado e os serviços públicos não atendem a toda demanda dessa área.

Estão corretas as afirmativas:

O significado de "Orientação Educacional" vai sendo construído ao longo do tempo, procurando responder às demandas de cada contexto histórico. Pensar em Orientação Educacional hoje implica considerar as dimensões descritas abaixo, que foram se estabelecendo nesse processo histórico:

I - aquela determinada pela legislação que aborda a Orientação Educacional;

II - a que resultou da prática da própria Orientação, a partir da realidade e das expectativas da comunidade escolar;

 III - a que foi sendo construída pelos orientadores, que a legitimam em termos de uma prática pedagógica.

Essas três dimensões são chamadas, respectivamente:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis