Questões Concurso Prefeitura de Niterói - RJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Niterói - RJ

Freud analisou as atividades científicas e artísticas de Leonardo da Vinci, com base em uma recordação da infância deste, mostrando a relação da profissão com aspectos profundos da personalidade: "(...) a observação da vida cotidiana das pessoas nos mostra que em sua maioria conseguem derivar para sua atividade profissional uma parte considerável das forças de suas pulsões sexuais. A pulsão sexual prestase bem a isto por ser suscetível de sublimação (...)". Bohoslavsky, ao definir a vocação, descarta o conceito de sublimação de Freud e utiliza o conceito de:

Segundo Bock, "o que a natureza dá ao Homem quando ele nasce não é suficiente para lhe garantir a sobrevivência na sociedade. Ele precisa adquirir uma série de aptidões, aprender formas de satisfação das necessidades, formas essas que são sociais. O Homem adquirirá essas aptidões, incluindo-se aqui todas as possibilidades cognitivas, físicas, e emocionais, apropriando-se da cultura, que foi criada por gerações precedentes". Inspirando-se em Leontiev, a autora afirma que a:

Ao brincar a criança se comporta além do comportamento habitual de sua idade e além de seu comportamento diário; no brinquedo é como se ela fosse maior do que é na realidade. Como no foco de uma lente de aumento, a brincadeira contém todas as tendências do desenvolvimento sob forma condensada. Neste sentido, segundo Vigotsky, a brincadeira é:

Segundo Vigotsky, o nível de desenvolvimento real é determinado através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial é determinado através da solução de problemas sob orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. A distância entre o desenvolvimento real e o desenvolvimento potencial é denominada pelo autor com o conceito:

Sobre o desenvolvimento do ato de pensar, os estudos de Piaget apontam que os ciclos de desenvolvimento precedem os de aprendizado. Nas teorias que se baseiam no conceito de reflexo, aprendizado e desenvolvimento ocorrem simultaneamente. No ponto de vista dos gestaltistas o desenvolvimento é sempre um conjunto maior que o aprendizado. Embora rejeite as três visões, Vigotsky afirma que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis