Questões Concurso Prefeitura de Natividade - RJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Natividade - RJ

O grupo de contas do ativo é dividido entre ativo circulante e ativo não circulante. No ativo não circulante está o sub‐grupo “realizável a longo prazo”. É uma conta a ser contabilizada no realizável a longo prazo:

Introjeção foi um termo criado por Sander Ferenczi, em 1908. Ele afirmou que a paranoia coloca para fora do seu ego o que é desagradável e o neurótico soluciona suas questões assimilando para dentro do seu ego o mundo exterior. Sobre o termo introjeção, adotado por Freud após os conceitos de Ferenczi, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Está estreitamente relacionado com a identificação.

( ) Tudo que é fonte de prazer pertence ao paciente.

( ) É um processo evidenciado pela investigação analítica.

( ) São impulsos orais, ou seja, tem a ação de absorver estímulos exteriores e torná‐los de si mesmo.

A sequência está correta em

Considerando as abordagens de pesquisa qualitativa e quantitativa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na abordagem qualitativa, o pesquisador procura aprofundar‐se na compreensão dos fenômenos que estuda – ações dos indivíduos, grupos ou organizações em seu ambiente e contexto social – interpretando‐os, segundo a perspectiva dos participantes da situação enfocada, sem se preocupar com representatividade numérica, generalizações estatísticas e relações lineares de causa e efeito.

( ) As divergências entre as abordagens qualitativa e quantitativa refletem diferentes epistemologias, estilos de pesquisa e formas de construção teórica. Portanto, os métodos quantitativos e qualitativos, devido às especificidades de cada uma, se excluem.

( ) Nos estudos organizacionais, a pesquisa quantitativa permite a mensuração de opiniões, reações, hábitos e atitudes em um universo, por meio de uma amostra que o represente estatisticamente.

( ) A pesquisa qualitativa ocorre por meio da interação constante entre a observação e a formulação conceitual, entre a pesquisa empírica e o desenvolvimento teórico, entre a percepção e a explicação, e se apresenta como uma dentre as diversas possibilidades de investigação.

A sequência está correta em

“Ambas – transversalidade e interdisciplinaridade – se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Mas diferem uma da outra, uma vez que a ____________________ refere‐se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, enquanto a ____________________ diz respeito principalmente à dimensão da didática. A ____________________ questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter‐relação e a influência entre eles. A ___________________ diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender na realidade e da realidade de conhecimentos teoricamente sistematizados.”

(Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, 1997.)

 Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente o fragmento de texto apresentado.

Considerando os aspectos‐chave de Lindeman, que foram base das pesquisas mais recentes que constituem, hoje, os fundamentos da educação de adultos, o modelo andragógico que, diferentemente do modelo pedagógico projetado para o ensino de crianças, possui preceitos enfocados na educação de adultos, analise.

I. Os adultos são motivados a aprender quando possuem necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará; então, esses são os pontos de partida apropriados para organizar as atividades de aprendizagem de adultos.

II. A orientação de adultos para a aprendizagem é centrada na vida; portanto, as unidades apropriadas para organizar a aprendizagem de adultos são as situações da vida, não os assuntos.

III. Experiência é o recurso mais rico para a aprendizagem de adultos; dessa forma, a metodologia básica da educação de adultos é a análise da experiência.

IV. Os adultos têm uma grande necessidade de serem dirigidos; assim, o papel do professor é de transmitir o seu conhecimento e avaliar o desempenho deles em relação ao processo.

V. As diferenças individuais entre as pessoas aumentam com a idade; portanto, a educação de adultos deve considerar as diferenças de estilo, tempo, local e ritmo de aprendizagem.

Estão corretas apenas as afirmativas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis