Questões Concurso Prefeitura de Moreilândia - PE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Moreilândia - PE

Luciana é professora de uma turma do primeiro ano do ensino fundamental. Ao realizar atividades de produção de textos com seus alunos, percebeu produções bastante diferenciadas. Um de seus alunos, ao tentar escrever BOLA, registrou apenas duas letras OA. Segundo Emília Ferreiro, que analisa o processo de aquisição da escrita pelas crianças, esse nível é denominado de nível:

“Não é raro ouvirmos os alunos dizerem que preferem estudar quaisquer das disciplinas constantes no programa curricular no lugar de História (...) Mas desperta nossa curiosidade o porquê de tanta rejeição para uma disciplina tão relacionada à vida, ao mundo, às transformações visíveis entre as gerações” (SANTOS, 2000, p. 71). Santos sinaliza a possibilidade de algumas frentes de trabalho, numa perspectiva multiculturalista que podem reverter esse quadro de rejeição dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem de História. Marque a alternativa que ATENDE a essa perspectiva:

No que se refere a inclusão da diversidade nos diferentes componentes curriculares, a Lei 11.645 de 10 de março de 2008, trata do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas brasileiras. Nas afirmativas abaixo, identifique a que está em CONFORMIDADE com a referida Lei:

Para Libâneo (2012), ao longo da história de constituição dos sistemas de ensino, a educação foi sendo pensada como um projeto social que respondesse as demandas estabelecidas pelos grupos sociais hegemônicos, o que significa dizer que seus objetivos podem variar. Numa sociedade de orientação capitalista-liberal serão encontradas finalidades que divergem de uma sociedade com orientação mais progressista. Neste sentido, marque a alternativa CORRETA que apresenta um dos propósitos para uma educação numa perspectiva sociocrítica:

Para Ilma Passos, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola aponta um rumo, uma direção, um sentido explícito para um compromisso estabelecido coletivamente e todos os atores sociais da escola devem participar ativamente da sua construção. Quanto à execução, um projeto pedagógico de qualidade deve apresentar as características abaixo, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis