Questões Concurso Prefeitura de Massaranduba - SC

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O Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) é um exame de curta latência muito utilizado clinicamente, pois apresenta reprodutibilidade e geradores bem definidos. Ao encontro disso, considere as afirmativas relacionadas ao PEATE e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) Para avaliar a integridade da via auditiva no tronco encefálico, é utilizada uma intensidade alta e não variável, geralmente em torno de 80 dBNA. ( ) Determina-se o limiar eletrofisiológico pelo menor valor de intensidade de estímulo, no qual se observa a presença da onda V. ( ) Para fins de neurodiagnóstico, o estímulo utilizado é o toneburst, pois apresenta um espectro amplo de frequências e favorece a estimulação de uma quantidade maior de fibras neurais. ( ) Ao interpretar traçados do PEATE de neonatos e lactentes, deve-se levar em consideração o efeito da maturação da via auditiva sobre as latências, amplitudes e morfologia das ondas. ( ) O PEATE é obtido entre zero e 50 milissegundos após a estimulação acústica, sendo captado desde os primeiros neurônios do sistema auditivo até o tronco encefálico.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

Analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas quanto às atribuições do fonoaudiólogo, na atuação em saúde do trabalhador no SUS:
I- Participar das equipes de vigilância, dos CEREST, atuando em assessoria, planejamento, programação, acompanhamento, avaliação das ações e no acompanhamento específico aos sujeitos expostos a riscos ocupacionais. II- Atuar com os profissionais da Atenção Básica de Saúde, orientando esses profissionais para uma melhor identificação dos trabalhadores em risco de desenvolver comprometimentos ou daqueles já com comprometimentos, facilitando um encaminhamento mais adequado dos casos. III- Atuar no CEREST com a equipe definida em portaria, com a obrigatoriedade da presença do médico, do enfermeiro e do auxiliar de enfermagem. Além desses, a equipe de trabalho deve ser composta por profissionais de nível médio e outras categorias de nível superior com formação em saúde do trabalhador: fonoaudiólogos, médicos do trabalho ou generalistas, fisioterapeutas, engenheiros, sanitaristas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, advogados, entre outros.
É correto o que se afirma em:

Acerca da avaliação fonoaudiológica, analise as proposições abaixo e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) O fonoaudiólogo deve avaliar as habilidades comunicativas, especialmente no que se refere aos aspectos pragmáticos da linguagem, à compreensão verbal em contexto discursivo e à evolução da ação simbólica, a fim de descartar alterações linguísticas e comunicativas. ( ) O Protocolo de Observação Comportamental investiga o desenvolvimento comunicativo e cognitivo infantil, visando identificar os níveis evolutivos e funcionamento cognitivo e comunicativo. ( ) O Protocolo de Observação Comportamental é recomendado utilizar apenas nos casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA). ( ) Enquanto na avaliação fonológica a unidade mínima de análise é o fonema, na avaliação pragmática, é o ato comunicativo.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

Com relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), analise as proposições abaixo e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) Os sujeitos apresentam déficits persistentes na comunicação social, apenas quando o interlocutor é alguém desconhecido. ( ) Os padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades são característicos dos sujeitos com TEA. ( ) A avaliação da comunicação em crianças com TEA não verbais envolve identificar as funções comunicativas, o uso de gestos, as expressões vocais e o contato visual, bem como a compreensão dos aspectos verbais e não verbais da comunicação. ( ) O desenvolvimento da intenção comunicativa não é a prioridade em um plano terapêutico de crianças com TEA, uma vez que apresentam adequada interação social e comunicativa.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

“... é caracterizada como uma alteração central no planejamento e/ou programação espaço-temporal dos parâmetros de sequências segmentais, apresentando (a) erros inconsistentes que produzem consoantes e vogais em repetidas produções de sílabas e palavras; (b) prolongadas transições coarticulatórias entre sons e sílabas; (c) prosódia inapropriada, especialmente na realização do acento lexical ou frasal”. Assinale a alternativa que indica a alteração fonoaudiológica descrita acima:

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