Questões Concurso Prefeitura de Maravilha - SC

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#Questão 1049302 - Pedagogia, Educação Infantil, Unoesc, 2022, Prefeitura de Maravilha - SC, Professor de Anos Iniciais - Edital nº 2

Um dos desafios que se coloca aos professores é pensar a alfabetização numa perspectiva de letramento, “(...) alfabetizar letrando significa orientar a criança para que aprenda a ler e escrever levando-a a conviver com práticas reais de leitura e escrita” (SOARES, 2004). Sobre este processo, indique abaixo (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) A articulação dos processos de alfabetização e letramento, implica fundamentalmente uma concepção dialógica e interdiscursiva da linguagem. ( ) Letramento é o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita. ( ) A alfabetização é elemento essencial do letramento, apesar de serem processos diferentes, são inseparáveis na apropriação das diferentes linguagens e na inserção do indivíduo na cultura escrita.  ( ) Os processos de alfabetização e letramento, embora sejam interdependentes, envolvendo habilidades e competências específicas, exigem formas de aprendizagem e procedimentos de ensino diferenciados.
A sequência correta de cima par baixo é:

A avaliação escolar, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem o objetivo de fazer uma análise global e integral do estudante. Assim, uma das maneiras de fazer a avaliação escolar é o acompanhamento periódico dos alunos. Sobre este enunciado, considere as afirmações abaixo:
I. Os professores precisam realizar observações e registros ao longo de todo o ano.
II. Os registros ajudarão a nortear a prática de sala de aula e possibilitar um replanejamento das atividades, sempre que for necessário.
III. A avaliação escolar não pode ser feita somente no final do ano.
A sequência correta de cima para baixo é: 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio. A BNCC também trata sobre o desenvolvimento de competências que passam pela articulação de várias habilidades que são organizadas de maneira progressiva; das mais simples para as mais complexas. Sobre o enunciado podemos afirmar que:
I. Competência é a capacidade de mobilizar recursos, conhecimentos ou vivências para resolver questões da vida real. 
II. As habilidades indicam o que os alunos devem aprender a fazer, sendo desenvolvidas ao longo de cada etapa educacional.
III. As habilidades constam em todas as etapas da Educação Básica, e devem ser desenvolvidas com base nas 10 competências gerais.
Sobre as afirmações acima é correto afirmar:

A Lei nº 13.005/2014 (Plano Nacional de Educação – PNE), estabelece metas e estratégias para a educação para a década 2014-2024. A Meta 6 do PNE estabelece: “Até o fim da vigência do PNE, oferecer Educação em tempo integral em, no mínimo 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos 25% dos(as) alunos(as) da Educação Básica”. Neste sentido, são estratégias para alcançar esta Meta 6, exceto:

#Questão 1049306 - Pedagogia, Principais Autores, Unoesc, 2022, Prefeitura de Maravilha - SC, Professor de Anos Iniciais - Edital nº 2

No Livro de Paulo Freire: “Pedagogia da Autonomia,” o autor discorre sobre como os professores precisam ensinar os alunos, criando uma ação transformadora. Nesta obra são apresentadas as seguintes premissas, exceto:

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