Questões Concurso Prefeitura de Linhares - ES

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Linhares - ES

Texto para responder à questão Leia-o atentamente.

Estudantes criam app para auxiliar motoristas surdos

Software interpreta sons do trânsito e emite sinais visuais para surdos.
(28 de dezembro de 2017.)

    Um grupo de estudantes do Centro de Inovação da PUC Minas desenvolveu, em parceria com a Microsoft, um app para auxiliar motoristas com deficiência auditiva. O aplicativo, que foi desenvolvido há dez meses, deve ser disponibilizado nas plataformas iOS e Android, no primeiro semestre de 2018. Chamado de SuriCar, o app foi apresentado na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT) e na Imagine Cup 2018, competição de tecnologia da Microsoft América Latina.

    Segundo dados do IBGE, menos de 1% da população de brasileiros com deficiência auditiva possui carteira de habilitação, e boa parcela desse baixo percentual se deve à insegurança que os surdos enfrentam para dirigir, já que, atualmente, não existem muitos dispositivos disponíveis para dar ao motorista surdo a devida tranquilidade. Pensando em resolver essa questão, cinco jovens universitários, alunos dos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação da PUC Minas Gerais, desenvolveram o aplicativo que capta sons externos e emite imagens de alerta. O software tem um tipo de inteligência artificial que codifica as ondas sonoras dos barulhos mais comuns do trânsito, bem como buzinas, ambulâncias, viaturas policiais e freadas, para alertar os motoristas surdos.

     De acordo com os seus desenvolvedores, novos sons podem ser incorporados ao sistema do SuriCar, que possibilita, ainda, que a tecnologia seja implantada em locais diferentes, mesmo que as frequências emitidas pelos veículos oficiais, por exemplo, não sejam as mesmas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, pessoas surdas não só podem ter acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como devem receber apoio dos órgãos responsáveis durante todo o processo de habilitação. A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) conta com intérpretes para auxiliar as pessoas surdas no processo de solicitação da CNH. O acompanhamento durante os cursos e testes é de responsabilidade dos órgãos competentes.

(Disponível em: http://www.portalacesse.com. Adaptado.)


O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite, instituído pelo Decreto nº 7.612, de 17 de novembro de 2011, com a finalidade de promover o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência, será executado pela União em colaboração com Estados, Distrito Federal, Municípios, e com a sociedade. Assinale a diretriz do Plano Viver sem Limite que foi contemplada com a criação do “SuriCar”.

A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida,sendo dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade garantir educação de qualidade, segundo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Aponte o item que apresenta uma das incumbências do poder público no sentido de assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar a educação da pessoa com deficiência.

Em relação à implementação de princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais, destaca-se o papel das organizações voluntárias e não-governamentais. Tais organizações voluntárias e não-governamentais exercem papel preponderante por que: 

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e categorias, realizando o Atendimento Educacional Especializado (AEE). A oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve constar no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola de ensino regular, o qual prevê a sua organização. NÃO descreve competência da institucionalização do AEE por meio do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola:

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve contemplar as múltiplas necessidades educativas dos alunos, como institui as diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na educação básica, modalidade educação especial, preconizado pela Resolução CNE/CEB 2009. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Para atuação no AEE, o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica para a educação especial. ( ) Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola. ( ) Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno. ( ) Ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação.
A sequência está correta em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis