Questões Concurso Prefeitura de Juatuba - MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Juatuba - MG

Com relação à responsabilidade profissional, o Código de Ética Médica apresenta uma série de princípios que são vedados aos médicos. Em relação à responsabilidade profissional desse código, assinale a alternativa que apresenta um princípio vedado ao médico.

Numa situação de jogo do handebol quando houver um apito não autorizado no momento de uma chance clara de marcar um gol, a decisão a ser tomada pelo árbitro é um tiro

Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite). “Mulher jovem, com diagnóstico de cistite não complicada vai a consulta com o médico PSF.” Sabendo‐se que, de acordo com a diretriz atual de infecção do trato urinário, em cistite aguda não complicada em mulheres jovens, não há necessidade de colher urocultura, sendo pois o diagnóstico clínico, os sintomas principais e o tratamento de escolha para esse caso são:

A síndrome do túnel carpal é uma pressão no nervo médio – o nervo do punho que fornece sensação e movimento para partes da mão. Pode levar a dormência, formigamento, fraqueza ou danos musculares na mão e nos dedos. A síndrome do túnel carpal é comum em pessoas que realizam movimentos repetitivos com as mãos e os punhos. Ao exame físico, as manobras de Phalen e tinel são positivas. Em um paciente com essas manobra positiva, o correto tratamento inicial é

A cefaleia, uma condição prevalente, incapacitante, muitas vezes sem diagnóstico e tratamento adequados, afeta mais as mulheres e tem maior frequência nos anos de maior produtividade. No Brasil, são responsáveis por 9% das consultas por problemas agudos em atenção primária. Relacione adequadamente o tipo de cefaleia aos seus principais sintomas/características.

1. Enxaqueca sem aura‐enxaqueca comum.

2. Enxaqueca com aura.

3. Cefaleia em salvas.

4. Cefaleia tensional.

( ) Pelo menos 10 episódios acontecendo em menos de um dia/mês (menos de 12 dias/ano). Cefaleia durando 30 minutos a sete dias. Ausência de náusea ou vômito (anorexia pode ocorrer), fotofobia ou fonofobia estão ausentes, ou apenas um deles pode estar presente. Não atribuível a outra doença.

( ) Aura consistente com pelo menos um dos seguintes, menos fraqueza motora: sintomas visuais completamente reversíveis, incluindo efeitos positivos (luzes que piscam, pontos ou linhas luminosas) e/ou negativos (perda de visão). Sintomas sensoriais completamente reversíveis, incluindo efeitos positivos (pontadas, agulhadas) e/ou negativos (insensibilidade). Disfonia completamente reversível.

( ) Crise de cefaleia durando quatro a 72 horas (tratamento fracassado ou não realizado). Cefaleia tendo pelo menos duas das seguintes características: unilateral, pulsátil, dor de intensidade moderada a intensa. Dor agravada ou impedindo atividade física rotineira (caminhada, subir escadas etc). Durante a cefaleia, ocorrência de pelo menos um dos sintomas: náusea e vômitos, fotofobia e “fonofobia”. Nenhum outro diagnóstico que explique a cefaleia.

( ) Dor intensa ou muito intensa unilateral orbital, supraorbital e/ou temporal, se não tratada duram 15 a 180 minutos. Cefaleia acompanhada de pelo menos um dos seguintes sintomas ipsilateral à dor: conjuntiva injetada (avermelhada) ou lacrimejamento, congestão nasal ou rinorreia, edema palpebral, sudorese na testa ou na face, miose e/ou ptose. As crises têm a frequência de dias intercalados até oito por dia. Não atribuído a nenhuma outra doença.

A sequência está correta em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis