Questões Concurso Prefeitura de Joinville - SC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Joinville - SC

#Questão 1049381 - Pedagogia, Legislação da Educação, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Do 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental - Especialidade: Ciências da Religião

O ensino religioso público não pode ser confessional e integra o quadro de matérias do ensino fundamental. A Lei n.º 9.475/97, que altera o artigo 33 da Lei n.º 9.394/96 (LDB), declara, entre outras coisas, que o ensino religioso é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. Essas disposições da lei supõem uma nova maneira de encarar o ensino religioso, não a partir do referencial de uma denominação religiosa, mas a partir de uma visão antropológica. O ensino religioso, nas escolas da rede pública, está de acordo com esse novo paradigma.
Considerando essas informações, assinale a opção que apresenta corretamente uma das características em que o ensino religioso deve ser baseado. 

#Questão 1049382 - Pedagogia, Legislação da Educação, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Do 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental - Especialidade: Ciências

De acordo com as habilidades estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental para o componente de ciências da natureza, estudantes do 6.º ano deverão ser capazes de

   Na BNCC, o componente curricular arte está organizado em unidades temáticas e objetos de conhecimento. Não é difícil encontrar manifestações folclóricas que abarquem uma ou mais dessas unidades e objetos. Por exemplo, ao selecionar uma festa popular, o professor poderá tratar da visualidade, das letras e dos ritmos das músicas, da dança e da performance do festejo escolhido. Junto a isso, ele poderá promover o desenvolvimento da habilidade de problematizar as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte.
Nova Escola. Folclore (com adaptações).

Assinale a opção que apresenta, respectivamente, a unidade temática e o objeto de conhecimento que são integrados pela habilidade apresentada anteriormente. 

Em consonância com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), as habilidades de reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro; e de identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral, estão relacionadas ao seguinte objeto de conhecimento.  

   O livro-depoimento de Isaura Pena apresenta possibilidades para trabalhar com a técnica de nanquim sobre papel, que proporciona uma enorme variedade de experimentações artísticas em relação a tons, textura e suportes.


Santos, D. Desenhos. Ed. C/Arte (com adaptações).


A proposta didática apresentada anteriormente se relaciona ao objeto de conhecimento materialidades e contempla a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) no desenvolvimento da habilidade de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis