Questões Concurso Prefeitura de Joinville - SC

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Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Joinville - SC

#Questão 1049368 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Do 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental - Especialidade: Ciências da Religião

Assim como se observam numerosas tentativas dos estudiosos de definir a religião, variam as explicações acerca da origem do fenômeno religioso. A esse respeito, assinale a opção que associa corretamente a descrição do fenômeno religioso ao respectivo pensador que a propôs.

#Questão 1049369 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Do 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental - Especialidade: Ciências da Religião

A especificidade desse ensino religioso é que, no âmbito dele, pode-se ler uma oração e até mesmo tentar compreender o sentido de cada um de seus versos, mas não se pode rezá-la com as crianças e os adolescentes. Essa prática é da alçada da religião, não da escola e nem do professor de ensino religioso. Sérgio
Rogério Junqueira. Uma ciência como referência: uma conquista para o Ensino Religioso. In: Revista de Estudos da Religião, v. 15, n. 2, 2015 (com adaptações).
Esse trecho aponta para uma perspectiva metodológica de aplicação do ensino religioso no âmbito da escola pública, ao tocar nos limites dessa disciplina em uma escola laica de uma sociedade igualmente laica. Ao adotar essa metodologia, o(a) professor(a) de ensino religioso

#Questão 1049370 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Do 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental - Especialidade: Ciências da Religião

Na obra Ensino Religioso: construção de uma proposta, João Décio Passos (2007, p. 54) sistematiza a questão do ensino religioso no Brasil a partir de modelos de ensino. Segundo o autor, o modelo catequético é o mais antigo e relaciona-se, sobretudo, a contextos em que a religião gozava de hegemonia na sociedade, embora ainda sobreviva em muitas práticas atuais que continuam apostando nessa hegemonia, utilizando-se, por sua vez, de métodos modernos. O modelo teológico constrói-se no esforço de diálogo com a sociedade plural e secularizada e sobre bases antropológicas. O último modelo, ainda em construção, situa-se no âmbito das ciências da religião e fornece referências teóricas e metodológicas para o estudo e o ensino da religião como disciplina autônoma e plenamente inserida nos currículos escolares.
Por diversas razões, o ensino religioso ainda precisa superar obstáculos, e a formação docente não pode prescindir do modelo de ensino e da metodologia a ser aplicada. Entre os modelos elencados por Passos, é correto afirmar que o modelo

#Questão 1049371 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Do 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental - Especialidade: Ciências da Religião

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (4), por 358 votos a 32, o requerimento de urgência para a discussão do Projeto de Lei n.º 4.606/2019, do deputado Pastor Sargento Isidório (Avante – BA), que proíbe qualquer alteração, edição, supressão, adição ou adaptação aos textos dos livros da Bíblia.

Internet:<www.camara.leg.br> (com adaptações).


A unidade temática crenças religiosas e filosofias de vida, do ensino religioso, em sua aplicação ao 6.º ano do ensino fundamental, abrange como objeto de conhecimento os “ensinamentos da tradição escrita”. A notícia destacada anteriormente pode servir como ponto de partida para discussões e desenvolvimento da habilidade de

#Questão 1049372 - Pedagogia, Legislação da Educação, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Do 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental - Especialidade: Ciências da Religião

Em um currículo organizado por áreas de conhecimento e componentes curriculares, cujos objetivos de aprendizagem são o desenvolvimento de habilidades e competências que visam dar sentido e significado aos conteúdos estudados, o processo avaliativo deve ser diagnóstico, formativo e contínuo. Isso quer dizer que os instrumentos avaliativos, como as atividades, os exercícios, os testes e as provas, precisam ser entendidos como parte da aprendizagem e não como um momento isolado do processo. Relativamente ao processo avaliativo no ensino religioso, assinale a opção correta. 

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