Questões Concurso Prefeitura de Joinville - SC

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Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Joinville - SC

Assinale a opção em que, no segmento destacado do texto CB2A1, é opcional o emprego do acento indicativo de crase.

#Questão 1049191 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Do 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental - Especialidade: Língua Portuguesa

Devem ser considerados no trabalho com a pedagogia dos multiletramentos:
I competência técnica e conhecimento prático;
II compreensão do desenvolvimento de diferentes tipos de textos e de tecnologias;
III entendimento da relação entre fala, estudo e fruto de seleção prévia;
IV utilização do aprendizado de formas diferentes.

Os itens enumerados relacionam-se, respectivamente, aos seguintes princípios:

#Questão 1049192 - Pedagogia, Legislação da Educação, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Do 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental - Especialidade: Língua Portuguesa

Em relação aos conhecimentos de língua portuguesa e aos objetivos de aprendizagem presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), julgue os itens a seguir.
I O conhecimento da ortografia deve estar presente nos primeiros anos de escolaridade, não sendo necessária sua abordagem no ensino médio.
II A seleção de habilidades na BNCC está relacionada a conhecimentos específicos e exclusivos da norma-padrão para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.
III Outros gêneros textuais, além daqueles cuja abordagem é sugerida na BNCC, podem e devem ser incorporados aos currículos das escolas e, além disso, os gêneros textuais podem ser contemplados em anos diferentes dos indicados.

Assinale a opção correta. 

#Questão 1049194 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Do 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental - Especialidade: Língua Portuguesa

Texto 10A1-II

        O emprego mais comum e cotidiano do termo gramática diz respeito a um tipo de livro, em geral, volumoso, que consultamos quando temos dúvidas na redação de um trabalho. Na biblioteca escolar, as gramáticas costumam ficar no acervo de referência, i.e., fazem parte do conjunto de obras de consulta a que nós, leitores/alunos, temos acesso, localizadas perto das mesas de trabalho.
         O objetivo dessas obras não se restringiu à ajuda apenas na redação de textos mais cuidados. É o que se depreende da divisa “ensinar a falar e a escrever corretamente”. Em qualquer situação, na fala ou na escrita, aquelas formas recomendadas na gramática deveriam ser as formas utilizadas.
         Ao começarmos o curso de Letras, o termo gramática se torna bem mais frequente – mas aquele significado do tempo da escola não parece fazer sentido nos artigos científicos que temos de ler, nem no que ouvimos nas aulas de Linguística. É porque, na maioria das vezes, o significado é outro mesmo. Isso acontece com parte da terminologia empregada nos estudos linguísticos: parte dela tem origem no mundo antigo, e seu significado foi mudando ao longo dos séculos. Gramática está nesse grupo.

Maria Carlota Rosa. Uma viagem com a Linguística: um panorama para iniciantes [recurso eletrônico]. São Paulo: Pá de Palavra, 2022, p. 74 (com adaptações).


Considerando as questões relativas ao ensino de língua portuguesa e as estratégias didático-pedagógicas para o ensino de língua portuguesa, assinale a opção correta. 

A respeito do emprego e da correlação de tempos e modos verbais no texto CB2A1, assinale a opção correta. 

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