Questões Concurso Prefeitura de Jequié - BA

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Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Jequié - BA

Setembro passou, com outubro e novembro
á tamo em dezembro. Meu Deus, que é de nós? Assim fala o pobre do seco Nordeste, Com medo da peste, Da fome feroz. [...] Sem chuva na terra descamba janeiro, Depois fevereiro, E o mesmo verão. Entonce o nortista, pensando consigo, Diz: isso é castigo! Não chove mais não! [...] Agora pensando ele segue outra tria, Chamando a famia Começa a dizer Eu vendo meu burro, meu jegue e o cavalo, Nós vamo a São Paulo Viver ou morrer. [...]
(Patativa do Assaré. Adaptado.) 
A migração corresponde aos deslocamentos de pessoas e populações na superfície terrestre. A música escrita por Patativa do Assaré, e que fez muito sucesso na voz de Luiz Gonzaga, retrata, de forma poética e dramática, o tema da migração e as justificativas para levar uma pessoa ou grupo de pessoas a migrarem. Qual tipo de migração NÃO é comumente relacionada a eventos narrados na música? 

A história da Geografia tem sido uma história dos geógrafos. Há os que a fizeram e fazem no rumo da vida e da felicidade do homem. E há os que a fazem deslocando-a na direção da vida e da felicidade dos que o dominam. É, sobretudo, na história recente da humanidade, que esse antagonismo mais fortemente aparece.
(Ruy Moreira; in O que é Geografia. 2010. 2ª ed.)
De acordo com Moreira (2010, pág. 8), provavelmente foi Estrabão (64 a.C. – 24 d.C.) o criador da geografia. Porém, se pensarmos apenas na geografia moderna, podemos afirmar que sua origem se deu no século XIX, principalmente com o florescimento das universidades e das sociedades de geografia e os trabalhos de Humboldt e Ratzel. A partir de então diversas correntes de pensamento têm se sucedido como, por exemplo, geografia moderna; tradicional; quantitativa/teórica/nova geografia; crítica/radical; e, humanista. Sobre a corrente de pensamento tradicional, podemos afirmar que oseu fundamento está no(a):

Provenientes do contexto da Revolução Francesa, os termos políticos “direita” e “esquerda” são utilizados para qualificar a postura dos debatedores políticos. Considerando o enredo das origens do termo “direita” e “esquerda”, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A Revolução Francesa iniciou em 1789; teve como principal característica a entrada efetiva da alta e baixa burguesia e os trabalhadores (camponeses e urbanos) na esfera do poder político. ( ) O Terceiro Estado do Antigo Regime Absolutista teve sempre seu voto vencido na disputa institucional contra os outros dois Estados: o clero e a nobreza. ( ) A oposição entre o grupo direito (moderado) e o grupo esquerdo (radical) deu origem, portanto, à nomenclatura que, atualmente, é utilizada.
A sequência está correta em 

O trecho a seguir do espanhol Bernal Díaz Del Castillo descreve uma cena na capital asteca Tenochtitlan: 
O burburinho e o ruído do mercado... podia ser ouvido até quase uma légua de distância... uma multidão de pessoas e a ordem que prevalecia, assim como uma imensa quantidade de mercadorias... Cada espécie tinha seu lugar particular, que era distinguido por um sinal. Os artigos consistiam em ouro, prata, joias, plumas, mantas, chocolate, peles curtidas ou não, sandálias e outras manufaturas de raízes e fibras de juta, grande número de escravos homens e mulheres, muitos dos quais estavam atados pelo pescoço, com gargalheiras, a longos paus.
(PINSKY, 2007.)
No contexto da apropriação da América pelos europeus, pode-se perceber diferenças, bem como semelhanças circunstanciais, no que diz respeito aos processos nas diversas regiões do continente. Sobre esse assunto, é correto afirmar que:

A temática da diversidade tornou-se pauta obrigatória para os sistemas escolares nas últimas décadas. Proveniente de demandas dos movimentos sociais – em particular do Movimento Negro, desde o início do século XX, e, mais recentemente, na década de 1980, do Movimento de Trabalhadores em Educação – a diversidade foi sendo gradualmente incorporada aos currículos tanto a partir de práticas de professores que reconheceram a necessidade de atuar em prol de uma reeducação das relações raciais quanto em decorrência das imposições previstas pelas Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que instituíram a obrigatoriedade do estudo da história e da cultura afrodescendente, africana e indígena. Apesar disso, a tarefa não tem sido realizada de forma pacífica, uma vez que a realização efetiva das mudanças que essa agenda requer implica no enfrentamento de aspectos centrais do chamado sistema-mundo moderno-ocidental, o qual pressupõe a raça e o racismo como seus elementos estruturantes e constituintes.
(QUIJANO, 2005.)
A BNCC (Base Nacional Curricular Comum) traz em vários momentos a discussão sobre a diversidade e preconiza dentre outros aspectos relativos a essa temática: 

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