Questões Concurso Prefeitura de Jacaraú - PB

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Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Jacaraú - PB

A discussão sobre Alfabetização e Letramento é muito importante para que possamos enfrentar os índices de analfabetismo no Brasil. Considerando os significados desses termos, é FALSA a afirmação que:

De acordo com o Art. 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9394/96), “os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.” Neste sentido, analise as assertivas abaixo:


I- Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo de uma língua estrangeira e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.

II- O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.

III- O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.


Marque a alternativa que apresenta o conjunto CORRETO de afirmações:

O título VII da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9394/96) trata dos Recursos financeiros. O art. 68 determina que “serão recursos públicos destinados à educação os originários de”:


I- receita de impostos próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

II- receita de transferências de impostos previstos nos estatutos municipais e outras transferências.

III- receita do salário-educação e de outras contribuições sociais.


A alternativa que responde CORRETAMENTE é:

De acordo com Libâneo (2013), “a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos busca uma síntese superadora de traços significativos da Pedagogia Tradicional e da Escola Nova”. Neste sentido, analise as assertivas abaixo:


I- A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos toma o partido dos interesses majoritários da sociedade, atribuindo à instrução e ao ensino o papel de proporcionar aos alunos o domínio de conteúdos científicos de modo a irem formando a consciência crítica.

II- Na Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos o domínio dos métodos de estudo e habilidades e hábitos de raciocínio científico formam consciência crítica face às realidades sociais, capacitando os sujeitos a assumirem no conjunto de lutas sociais a sua condição de agentes ativos de transformação da sociedade.

III- A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos considera o aluno como sujeito da aprendizagem. Nesse sentido, os professores utilizam procedimentos e técnicas como trabalho de grupo, estudo dirigido, discussões, estudo do meio, sem levar o aluno a pensar, a raciocinar cientificamente, a desenvolver a sua capacidade de reflexão e a independência de pensamento.


A alternativa que responde CORRETAMENTE é:

ABNCC e os currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, uma vez que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação. São essas decisões que vão adequar as proposições da BNCC à realidade local, considerando a autonomia dos sistemas ou das redes de ensino e das instituições escolares, como também o contexto e as características dos alunos. Considerando tais decisões que resultam de um processo de envolvimento e participação das famílias e da comunidade, analise as ações que seguem e marque a alternativa FALSA.

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