Questões Concurso Prefeitura de Fortaleza - CE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Fortaleza - CE

Em uma aula de Educação Física para alunos do 6º ano, o professor, ao estruturar a sua aula, fez opção por um estilo de ensino com o intuito de oferecer possibilidades de uma maior interação entre eles e condições de feedback mais imediato. Dessa forma, preparou fichas de observação, contendo a descrição da tarefa a ser realizada, os critérios para a correção e a anotação de acertos e de erros e, em seguida, dividiu a turma em duplas, fez as explicações iniciais e demonstrou a realização do rolamento frontal. Na sequência, solicitou que cada dupla escolhesse quem iria iniciar a atividade e quem iria ser o observador da atividade. Dando continuidade, explicou que o aluno observador deveria ficar atento e verificar se o companheiro da dupla, durante a execução, coloca o queixo junto ao tórax, se toda a extensão das costas toca o chão e a finalização para a posição em pé foi executada sem o auxílio das mãos. Durante a verificação, o aluno observador deveria anotar as observações na ficha. Após algumas repetições, as duplas deveriam inverter as posições. Partindo desse exemplo da atividade proposta, escolha, dentre as alternativas abaixo, o estilo de ensino adotado pelo professor.

A nova proposta de classificação do esporte apresentada pela atual Base Nacional Comum Curricular utiliza-se do modelo baseado na lógica interna, tendo como referência os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação. Dessa forma, propõe sete categorias de esporte: 1) Marca, 2) Precisão, 3) Invasão ou territorial, 4) Técnico-combinatório, 5) Rede/quadra dividida ou parede de rebote, 6) Campo e taco, 7) combate. Assinale, dentre os itens que seguem abaixo, a alternativa que apresenta somente esportes de INVASÃO OU TERRITORIAL.

A ginástica, mesmo tendo sido historicamente, uma das primeiras formas de inserção da Educação Física na escola, atualmente, ainda é pouca difundida e raramente vivenciada de forma sistemática pelos alunos na escola. Um dos aspectos que, muitas vezes, é destacado se refere aos cuidados com a segurança. No entanto, para que esse fator da segurança não seja colocado como obstáculo para a não inserção do conteúdo nas aulas, algumas alternativas podem ser utilizadas para garantir a segurança dos alunos. Sobre essas afirmativas, coloque V para VERDADEIRO e F para FALSO e, em seguida, assinale, de cima para baixo, a alternativa CORRETA.


(  ) Orientação aos alunos sobre os possíveis riscos de quedas e de lesões, evitando que se machuquem.

(  ) Inclusão de habilidades com nível de progressão diversificada para os alunos conforme o seu grau de inserção na prática.

(  ) Adequação do espaço e orientação para os alunos que irão auxiliar na segurança dos movimentos.

(  ) Utilização de materiais alternativos, como lenços, bambolês, balangandãs, garrafas plásticas, dentre outros, que podem favorecer maior segurança do que os aparelhos oficiais.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Ao apresentar orientações didático-pedagógicas para o ensino e para a aprendizagem da Educação Física para o Ensino Fundamental, mais especificamente para os 3 e 4 ciclos, os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam três eixos motivacionais que podem ajudar o professor: a resolução de problemas, o exercício de soluções por prazer funcional e de manutenção e a inserção nos grupos de referência social. Sobre a análise desses três eixos propostos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.


I - Ao propor exercícios que visem a aprendizagem dos elementos técnicos constituintes dos gestos motores, compete ao professor demonstrar a relevância da repetição sistemática e a padronização como forma de possibilitar a utilização desses conhecimentos para usufruto fora da escola, tanto nas atividades de manutenção da saúde quanto nas práticas de lazer.

II – Ao colocar situações para resolução de problemas relacionados aos aspectos técnicos, como a aprendizagem de gestos e a adaptação de movimentos a determinadas regras e ritmos, é importante que o professor possa levar em consideração os conhecimentos prévios dos alunos e as vivências anteriores, pois estes podem ser relacionados com a situação-problema colocada.

III – Ao observar o desinteresse dos alunos e a desmotivação para participar das práticas corporais advindas do domínio menos eficiente do comportamento motor, o professor pode propor a utilização de modelos como referências para serem seguidas pelos alunos e, ao mesmo tempo, promover uma reflexão sobre a valorização dessas aprendizagens como possibilidade de utilização para sua inserção social em jogos, em competições e em atividades de lazer dentro e fora da escola.

IV- Ao propor atividades corporais para o ensino dos gestos motores das atividades esportivas, é importante que o professor esteja atento para diversificar o ensino com a utilização de situações de jogo, de momentos específicos para vivências dos fundamentos técnicos, com a inclusão da ludicidade e da fruição, visando a formulação de situaçõesproblemas que tenham significado e façam sentido para os alunos. 


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

O processo de desenvolvimento motor ocorre em diferentes estágios que revelam mudanças no comportamento dos movimentos ao longo do tempo. Sobre os estágios de desenvolvimento motor, assinale, dentre as assertivas que seguem, a alternativa CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis