Questões Concurso Prefeitura de Fortaleza - CE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Fortaleza - CE

Ao analisar o trabalho docente, Tardif (2005) destaca o caráter pessoal e coletivo da atividade docente. Considere esta citação do autor: “[…] a relação para com o outro significa que ele vê seus alunos diretamente, em pessoa, como diretamente responsável por eles: esta responsabilidade está no âmago de sua tarefa e cada professor precisa dar-lhe sentido” (p. 70).
A passagem indica que o exercício da docência envolve, necessariamente:

A qualidade do professor assume centralidade do debate sobre política educacional, quando os estudos mostram que este é um dos mais importantes preditores do desempenho acadêmico dos estudantes. No Brasil, a exigência de ensino superior na formação dos professores, desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), levou a um aumento significativo da escolaridade dos professores do Ensino Fundamental; no entanto, o desempenho dos alunos de Ensino Básico não aumentou no mesmo período no país (LOUZANO et al., 2010). Assinale a alternativa que aponta dois coerentes fatores de análise que nos ajudariam a melhor compreender por que esta relação - maior escolaridade docente/maior desempenho aluno - não se estabeleceu em nosso país.

As relações que perpassam o contexto escolar, especialmente as estabelecidas entre professor e aluno, exercem forte influência no processo de ensino e aprendizagem. De acordo com formulações de Ausubel (1980), duas condições necessárias para que a aprendizagem escolar seja significativa são:

Para Carmensita Passos (2008), compreender a complexidade do processo de ensino e aprendizagem é condição para compreender o eixo da profissão docente. O ensino é uma prática social concreta, dinâmica, multidimensional, interativa, sempre inédita e imprevisível. Nesse sentido, cabe destacar como uma primeira característica do trabalho docente o fato de ser um trabalho interativo, o que acarreta: 

Segundo Elaine Novais (2008), a educação e a escola não podem ser compreendidas fora do contexto das relações que mantêm com o restante da sociedade. A história da escola poderia ser, portanto, resumida a uma adaptação de suas virtudes de integração ou de reforço do poder dominante. A autora destaca Deleuze (1998), para entender que, no que se refere ao contexto da escola, “[...] na pós-modernidade, estamos entrando nas sociedades de controle, que funcionam não mais por meio do confinamento, seja em hospitais, prisões, quartéis, hospícios, fábricas ou escolas, mas sim pelo controle contínuo e da comunicação instantânea. [...] Assim como a empresa substitui a fábrica, a formação permanente tende a substituir, na escola, o controle contínuo e o exame”.
Nesse contexto, quando as influências pós-modernas entram em contato com a escola:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis