Questões Concurso Prefeitura de Fortaleza - CE

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Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Fortaleza - CE

#Questão 1048114 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Língua Portuguesa

É inquestionável que o sistema alfabético-ortográfico sofre grande influência do sistema fonético-fonológico, mais acentuadamente nas séries iniciais do ensino fundamental, no entanto tais problemas acompanham os alunos até o ensino médio de forma decrescente obviamente. Desse modo, para que o professor de língua portuguesa seja exitoso em conduzir seus alunos a uma consciência de como se processam as especificidades dos sistemas fonético-fonológico e alfabético da língua, as intervenções didático-pedagógicas NÃO se devem fundamentar no fato de:

#Questão 1048115 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Língua Portuguesa

Landim* afirma que “desenvolver as temáticas da morfossintaxe como a união dos eixos sintagmático e paradigmático no estudo da língua materna, passando pelas bases que, em nosso ponto de vista, devem alicerçar e guiar as práticas de ensino de língua materna, desembocando em reflexões que tiveram como inspiração nossa própria prática pedagógica, pode ser uma maneira de compreender que o papel da morfossintaxe (problemática proposta em nossas considerações iniciais) no estudo da língua materna é o de uma ferramenta de reflexão sobre as estruturas que colocam em prática os processos comunicativos da língua em seu âmbito mais natural: o da comunicação entre as pessoas”. Com base nesse excerto, é INCORRETO asseverar que:



*LANDIM, Alessandra Folha Mós. Morfossintaxe e o ensino de língua materna: uma reflexão sobre estruturas que materializam a comunicação em língua portuguesa. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1370/1235 (acesso em 29/04/2022).

#Questão 1048116 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Língua Portuguesa

Rossignoli* assevera que “o ensino de Sintaxe não se pode resumir à prática metalinguística de analisar termos e orações. [...] Ao professor de Sintaxe, portanto, competiria inteirar-se das teorias gramaticais ortodoxas e confrontá-las com teorizações modernas, ensejando, de acordo com o nível de seus alunos, atividades de reflexão sobre a língua. Sob esse sentido, a gramática tradicional poderá se constituir num instigante texto-base”; baseando-se em tal enunciado, esse professor, em sua prática didático-pedagógica, deve EVITAR:




*ROSSIGNOLI, Walter Afonso. Aspectos da sintaxe portuguesa: uma leitura crítica da gramática tradicional. Disponível em: https://docplayer.com.br/25433467-Aspectos-da-sintaxe-portuguesa-umaleitura-critica-da-gramatica-tradicional-resumo.html (acesso em 28/04/2022).

#Questão 1048117 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Língua Portuguesa

Indiscutível é a relevância da significação e do contexto nas atividades relativas à produção e à compreensão de textos orais e escritos; especificamente com relação à compreensão de textos alicerçada nesse binômio (significação e contexto); aponte o item que se relaciona efetivamente a estratégias e procedimentos de leitura.

#Questão 1048118 - Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Língua Portuguesa

Levando-se em conta o tratamento das práticas de produção de textos orais ou escritos, esteadas na relação entre significação e contexto, a BNCC – Base Nacional Comum Curricular* propõe algumas práticas didático-pedagógicas, entre as quais se tem:


*BRASIL. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofin al_site.pdf, p. 77 e 78 (acesso em 28/04/2022). 

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