Questões Concurso Prefeitura de Fortaleza - CE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Fortaleza - CE

#Questão 1048109 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Língua Portuguesa

A questão é baseada apenas nos PCN (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998, 106 p.).


Em referência ao processo de avaliar o discente, para os PCN, a avaliação tem de ser compreendida como:

#Questão 1048110 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Língua Portuguesa

As aulas de produção de texto com base na teoria dos gêneros textuais apresentam resultados mais efetivos para o desenvolvimento da habilidade de escritura de textos de diversos formatos, porque:

#Questão 1048111 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Língua Portuguesa

Kleiman* disse considerar, em sua pesquisa, “as abordagens didáticas através do prisma das atividades propostas no LD, pois, apesar do seu descrédito na comunidade acadêmica, ele é instrumento fundamental do professor, provavelmente o que mais influi no planejamento de suas atividades didáticas. A análise [...] limitar-se-á a uma análise da representação do leitor inferível da composição da unidade de leitura no LD”. Para essa pesquisadora, o livro didático (LD) adotado para o ensino de língua portuguesa:


*KLEIMAN, A. B. Abordagens da leitura. Disponível em: https://www.academia.edu/26936602/KLEIMAN_A_B_Abordagens_da_leitura (acesso em 02/05/2022). 

#Questão 1048112 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Língua Portuguesa

Adler e Doren* consideram “leitura e audição como atividades equivalentes ao aprendizado com professores. Até certo ponto, é verdade. Ambas são vias de ensino [...]. Todavia, há bons motivos para que enfatizemos a leitura e deixemos a audição em segundo plano. A razão principal é que ouvir implica aprender com um professor que está presente – ele está ali, à sua frente –, ao passo que ler implica aprender com um professor que está ausente. Caso você formule uma pergunta ao professor, ele provavelmente lhe responderá. Se continuar com dúvidas, poderá poupar o trabalho de pensar e pedir mais explicações ao professor. Porém, se você formular uma pergunta ao livro, você mesmo terá de responder. Nesse sentido, o livro é como a natureza – ou o mundo. Quando você os questiona, eles lhe responderão na medida da sua própria capacidade de pensar e analisar”. Esteando-se no teor desse fragmento, é correto asseverar que:


ADLER, M. A.; DOREN, C. V. Como ler livros – o guia clássico para a leitura inteligente. São Paulo: É Realizações, 2010, p. 35-36.

#Questão 1048113 - Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Língua Portuguesa

De acordo com a BNCC (op. cit.), algumas habilidades atinentes à análise linguístico-semiótica se articulam às habilidades concernentes às práticas de uso quanto à produção de textos escritos; em específico, no tocante aos conhecimentos linguísticos voltados para a fonortografia, as habilidades a ser desenvolvidas são:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis