Questões Concurso Prefeitura de Fortaleza - CE

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Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Fortaleza - CE

Marque a alternativa CORRETA que representa o número do grampo que o auxiliar de saúde bucal deverá colocar na bandeja clínica para o cirurgião-dentista realizar o isolamento absoluto (o grampo ficará no dente 37). 

Após a aglutinação do pó com o líquido do cimento de ionômero de vidro, o auxiliar de saúde bucal deverá repassar ao cirurgião-dentista um cimento com a aparência brilhante. Essa característica do ionômero de vidro é importante para: 

#Questão 1047662 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - História - Edital nº 95

(..)Entendo que a escola é espaço coletivo de construção e de interpretações de conhecimentos que circulam por toda parte. Nela é possível realizar ponderações mais sistematizadas em torno de saberes difundidos fora dela; território de disputas em que se seleciona e se promove a publicização de determinados temas com objetivos de aprendizados específicos; e é, enfim, espaço de (re)elaboração e devolução coletiva de conhecimentos pelas experiências dos sujeitos envolvidos. Tudo isso requer do professor um compromisso muito grande nas várias atividades didáticas, no cuidado com o material que será utilizado como fonte de discussões e na divulgação do que foi compartilhado.
ROVAI, Marta Goveia de Oliveira, Revista História Hoje. Vol. 8, n º 15, p. 89-110, 2019.
Com base na citação, podemos perceber que o professor é um pesquisador que leva o debate do cotidiano para os alunos em sala os quais usam das suas experiências para elaborar coletivamente os conceitos da ação do seu tempo. Logo, esse debate com os saberes fora da escola é chamado de: 

#Questão 1047663 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - História - Edital nº 95

“O ensino de História sempre esteve presente nas escolas elementares ou escolas primárias brasileiras, variando, no entanto, de importância no período que vai do século XIX ao atual. Inicialmente foi objeto de poucos estudos nas escolas encarregadas de alfabetização, mas, à medida que se organizava e se ampliava esse nível de escolarização a partir da década de 70 do século XIX, sua importância foi ampliada como conteúdo encarregado de veicular uma ‘história nacional’ (...)”
BINTTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008, p. 60.
Como nos mostra a citação acima, o ensino de História desde o final do século XIX até o presente século XXI tem como missão ensinar a história nacional e a cultura do nosso país. Estamos nos referindo à importância da(s):

#Questão 1047664 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor Substituto - Pedagogia Bilíngue

Sobre o OBJETIVO da “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, publicado em 2008, é CORRETO afirmar. 

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