Questões Concurso Prefeitura de Florianópolis - SC

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De acordo com o artigo 9º das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009), as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que:


1. Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza.


2. Promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura.


3. Promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais.


4. Propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 

Está expresso no artigo 8º das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009), que a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.


Na efetivação desse objetivo, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem:


1. A educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo de conformação dos corpos.


2. A indivisibilidade das dimensões expressivo- -motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.


3. A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização.


4. A apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afrodescendentes, asiáticos, europeus e de outros países da América.


5. A dignidade da criança como pessoa humana e a proteção contra qualquer forma de violência – física ou simbólica – e negligência no interior da instituição ou praticadas pela família, prevendo os encaminhamentos de violações para instâncias competentes.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 

Consta no documento que trata da recontextualização curricular: a BNCC e os documentos curriculares da Rede Municipal de Educação Infantil, que a Base Nacional Comum Curricular apresenta uma concepção de educação integral dos sujeitos, visando à formação e ao desenvolvimento humano global, de maneira a: 

De acordo com a Lei 11.645, de 2008, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, é correto afirmar:

As escolas, ao longo da história, enquanto organizações educativas, ganharam uma dimensão própria e são, hoje, espaços onde, também, se tomam importantes decisões educativas, curriculares e pedagógicas em nível micro.
Nessa direção, como os Especialistas em Assuntos Educacionais podem auxiliar na Gestão Democrática?
1. Os Especialistas precisam considerar que gestar democraticamente uma escola significa valorizar as ações concretas dos seus profissionais, decorrentes de suas iniciativas, de seus interesses, de suas participações, dentro do contexto sociocultural dessa escola, em função dos serviços educacionais prestados, desobrigando o Estado de suas responsabilidades.
2. Os Especialistas devem compreender que a organização e a gestão da escola ao serem adjetivadas como democráticas adquirem um significado bem mais amplo, para além de se referirem apenas às questões administrativas e burocráticas.
3. Os Especialistas precisam saber que, hoje, dentro da perspectiva democrática de gestão, a escola é vista como um lugar de construção e reconstrução das culturas, não somente a cultura científica, mas, também, a cultura social, a cultura das mídias, a cultura dos estudantes, a cultura da escola.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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