Questões Concurso Prefeitura de Florianópolis - SC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Florianópolis - SC

As instituições de Educação Infantil, quanto à organização de suas propostas pedagógicas, devem considerar, dentre as múltiplas dimensões humanas, a brincadeira como eixo de trabalho. Diante do exposto, assinale a alternativa que corresponde a essa necessidade.

Assinale a alternativa que possibilita à Instituição de Educação Infantil promover relações de aproximação com as famílias das crianças, bem como, facilitar aos pais o acompanhamento e o conhecimento do que é proposto a seus filhos.

A organização do tempo/espaço na educação infantil é determinante para o desenvolvimento da criança e está, em grande parte, sujeito ao modo como os educadores os concebem. Assinale a alternativa em que essa organização está contemplada com os aspectos pertinentes ao desenvolvimento infantil.

O(a) auxiliar de sala é um parceiro(a) importante no processo de desenvolvimento de crianças de zero a seis anos. Para que suas contribuições sejam sinônimo da importância de seu papel social, necessita:

I. buscar a compreensão da dinâmica das relações que estão sendo oferecidas às crianças e procurar contribuir para que elas se dêem da melhor forma possível.

II. auxiliar o professor quanto à preparação de atividades voltadas para a escolarização da criança nos moldes do ensino instrucional.

III. ter clareza que seu papel representa um elo mediador entre a sociedade e a infância, na constituição do processo educativo das crianças pequenas.

IV. fornecer informações atualizadas sobre as crianças aos seus familiares, descrevendo sucintamente a rotina vivenciada durante o dia e incluindo orientações que se fizerem necessárias.

Assinale a alternativa:

As interações sociais entre os sujeitos adulto-criança e criança-criança promovidas no interior das Instituições de Educação Infantil, concretizam ações importantes para o desenvolvimento da criança. Nesse sentido, é correto afirmar que:

I. o processo de trocas sociais possibilitam à criança a inserção em práticas diferenciadas, possibilitando o contato com conhecimentos historicamente acumulados por pessoas da sua cultura.

II. na interação criança-criança, deve-se propiciar momentos para que bebês e crianças bem pequenas aproveitem a companhia de crianças maiores para desenvolver novas habilidades e competências.

III. as interações das crianças devem ser consideradas apenas como momentos de brincadeira e imitação de atividades dos adultos, não sendo fundamentais no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

IV. na interação adulto-criança, o adulto tem um papel fundamental no desenvolvimento das capacidades motoras e cognitivas, na estimulação da linguagem, na exploração do ambiente em que vive, na conquista do andar.

V. a interação adulto-criança, na instituição de Educação Infantil, deve limitar-se às intervenções e orientações do professor para a criança sobre os momentos da rotina.

Assinale a alternativa:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis