Questões Concurso Prefeitura de Florianópolis - SC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Florianópolis - SC

A possibilidade da construção de uma Pedagogia da Infância implica considerar princípios pedagógicos que demarcam a especificidade da Educação Infantil. Isto resulta contemplar na ação pedagógica:

As práticas do cotidiano escolar têm, por trás de si, vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade, e como conseqüência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a – aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1988), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:

A instituição de Educação Infantil é um espaço que permite à criança o exercício da cidadania. Nesse sentido, são alternativas que contribuem para a organização da rotina na Educação Infantil:

I. Os fazeres educativos que norteiam a rotina devem ser flexíveis e precisam ser discutidos, explicados, negociados e construídos com as crianças.

II. A rotina deve ser regida por horas: hora de entrar na instituição, hora de entrar na sala, hora da atividade livre, hora do lanche, hora da roda, hora da atividade pedagógica, hora do parque, hora da higiene, hora do almoço, hora do sono ou descanso.

III. As atividades das crianças, na instituição, constituem-se em dormir, acordar, tomar banho, molhar-se, secar-se, tomar sol, conviver com a natureza, crescer, criar, brincar, conviver com diferentes adultos e crianças de várias idades, ficar sozinhas, amar, ficar zangadas; estas devem ser pensadas para as crianças, respeitando-se o tempo e o espaço.

IV. A rotina deverá ser organizada de modo que a criança possa ter interações saudáveis com os coleguinhas de diferentes idades e profissionais da instituição, ter as suas experiências contadas por meio de seus registros visíveis nas paredes, oferecendo um espaço para a criança viver a sua infância.

Assinale a alternativa que contém somente afirmativas corretas.

Coloque VERDADEIRO(V) ou FALSO(F) para as questões que correspondem à prática da documentação na Educação Infantil, isto é, o fazer educativo dos profissionais que buscam a competência e a qualidade no trabalho que desenvolvem junto às crianças.

( ) Atitudes de olhar e ouvir as crianças, bem como, refletir o processo educativo e a própria prática, para ler e escrever a realidade.

( ) Registrar o cotidiano para repensá-lo, num constante ritual, associado ao planejamento e à avaliação.

( ) Ter o registro como instrumento de trabalho auxiliar para a avaliação na Educação Infantil, tomando-o para analisar as capacidades cognitivas das crianças, para classificá-las quanto ao ingresso nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

( ) Priorizar nos registros a descrição dos acontecimentos, organizados de forma cronológica, bem como a descrição de atitudes e habilidades das crianças por faixa etária.

( ) Identificar o registro como um espaço de pesquisa e busca de respostas, por meio do qual o professor exercite um diálogo consigo mesmo, com sua prática, seus medos, seus feitos e seus desejos.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta de cima para baixo.

Considerar a criança como sujeito de direitos significa compreendê-la como um ser social que tem direito à educação, saúde, alimentação, lazer, etc. Neste sentido, as Instituições de Educação Infantil necessitam considerá-la a partir desse conjunto de fatores, procurando para isso:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis