Questões Concurso Prefeitura de Flores da Cunha - RS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Flores da Cunha - RS

O pensador Gramsci afirmou que, no capitalismo moderno, há manipulação da burguesia para manter-se no poder, satisfazendo a demanda das massas, sindicatos e partidos políticos. Nesse sentido, a Historiografia aborda um feito histórico em que a estrutura do poder desenvolveu a chamada “Política do Pão e Circo”, que, segundo a historiografia, tinha como objetivo manter a população à ordem estabelecida. Sobre qual cultura trata-se esse contexto histórico? 

Tradicionalmente, os livros didáticos e a historiografia mencionavam o conceito de pré-história para situar a origem da humanidade. Hoje, entretanto, essa expressão não é aceita por todos os historiadores. Por quê?

Sobre a história do munícipio de Flores da Cunha e a história do Estado do Rio Grande do Sul, analise as assertivas abaixo:


I. Com a presença de povos imigrantes vindos do norte da Itália, a partir de 1876, iniciou o processo de ocupação territorial do atual município, pois, segundo a historiografia, antes desse período só existia a presença dos povos indo-europeus nessa região.

II. O General José Antônio Flores da Cunha foi eleito prefeito em 1395 após afastar-se politicamente do então presidente Getúlio Vargas. Sendo assim, fundou o município o qual levou seu nome por uma homenagem do Legislativo Estadual.

III. O General José Antônio Flores da Cunha foi eleito governador do Estado do Rio Grande do Sul em abril de 1935. Portanto, pode-se afirmar que o nome atual do município é uma homenagem ao General; configurado via decreto pelo prefeito da época, Heitor Curra, que administrou o munícipio entre os anos de 1899 e 1973.


Quais estão corretas?

Sobre a Grécia Antiga, analise as assertivas abaixo:


I. A historiografia explicita que o mundo grego antigo tem uma relação íntima com a cultura romana, pois o próprio nome Grécia é uma nomenclatura romana. Em outras palavras, pode-se afirmar que os romanos tratavam os helenos como habitantes da Hélade, que mais tarde ficou conhecida e configurada como Grécia.


II. A chamada Grécia “setentrional” era representada por três importantes regiões: Tessália, Fócida e Etólia. Já a conhecida Grécia peninsular ligava-se à Grécia central pela faixa de terra chamada Corinto, representada pela Lacônia e Messênia.


III. O período homérico, o último da primeira periodização historiográfica grega, ficou situado entre os anos de 1100 e 8000 a.C., período este em que foi criado o código de Hamurabi, que foi atribuído ao poeta Homero.


IV. Atenienses de nascimento, com pai e mãe atenienses, os homens maiores de 18 anos eram considerados cidadãos, os demais não. Isso fez também com que se aprofundasse um sentimento de pertencimento a uma cidade, como também ajudou a definir quem eram os estrangeiros. Nessa relação de entendimento, nem todos os estrangeiros eram escravizados.


Quais estão corretas?

Um pai deu um veículo ciclomotor de presente para o filho ao completar seus 18 anos, mas esse jovem, mesmo tendo obtido sua CNH, efetuou um conjunto de infrações que levaram à sua suspensão do direito de dirigir, pois, num período de 12 meses, somou 20 pontos, com duas infrações gravíssimas. Porém, mesmo nessas condições resolveu dirigir. Ao ser abordado numa ação de fiscalização, constatada sua condição, foram adotadas as providências correspondentes. Quais são elas, nessas características?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis