Questões Concurso Prefeitura de Costa Marques - RO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Costa Marques - RO

Ivone, sexo feminino, 56 anos, com história de tabagismo se apresenta a seu clínico geral com sintomas de dispneia e tosse por vários dias. Seus sintomas começaram há 3 dias com rinorreia. Ela relata tosse matinal crônica com produção de escarro branco, que aumentou nos últimos 2 dias. Vem apresentando episódios semelhantes a cada inverno nos últimos 4 anos. Tabagista, fuma 20 cigarros por dia há 40 anos. A paciente nega hemoptise, calafrios ou perda de peso e ainda não teve nenhuma melhora da tosse com os medicamentos que tomou por conta própria. Qual a principal hipótese diagnóstica e a sua carga tabágica? 

Joaquim, 35 anos, pedreiro, casado com Joana com quem tem um casal de filhos de 6 e 11 anos. Consumidor de cachaça e cerveja desde os 12 anos, tendo adquirido este “hábito” com a sua família. Atualmente vem apresentando sintomas clínicos relacionados a problemas de estômago e fígado. Procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) perto de sua casa, foi atendido pelo Dr. Rodrigo, de quem gostou muito. Dr. Rodrigo pediu alguns exames e um “teste” com ele – deixou claro que ele precisaria diminuir ou parar de beber. Joaquim tentou parar e ficou assustado quando percebeu que não conseguia parar de beber. Na primeira semana, apresentou insônia, agitação e agressividade, voltando a beber. Quais são bons métodos para identificação e estratificação do alcoolismo? Leia atentamente e responda a alternativa com as assertivas corretas.

I- Questionário Cage; II- Teste AUDIT; III- Teste de Fagërstrom; IV- Inventário de Beck.

As afirmativas corretas são:

Mariana, sexo feminino, 26 anos, procurou a Unidade Básica de Sau?de (UBS) queixando-se de febre alta, de início abrupto, acompanhada de cefaléia intensa, mal-estar geral, dor retro-orbitária, náusea e vo?mitos, com início do quadro há quatro dias. Ao exame físico, bom estado geral, corada, hidratada, anictérica. Sinais Vitais - Temperatura axilar: 39ºC, PA: 120x80mmHg; FC: 100bpm; FR: 15irpm. Pele sem leso?es. Feita a hipótese diagnóstica de dengue, o(a) médico(a) deve realizar qual exame para triagem?

Roberto, sexo masculino, 50 anos, apresentava queixa de emagrecimento e icterícia há três meses em consulta de rotina, na qual foi aventada a hipótese de hepatite e solicitado encaminhamento do paciente para a infectologia com sorologias. Em consulta da infectologia foi descartada a hipótese de hepatite e solicitada ultrassonografia (USG) abdominal total que evidenciou dilatação das vias biliares intra e extra-hepáticas, ducto colédoco ectasiado (1,8cm), vesícula biliar hidrópica com bile espessa, sem evidências de cálculos em seu interior e ectasia do ducto pancreático principal (5,9mm). Qual a principal hipótese diagnóstica para este caso?

A hepatite B é uma doença causada por vírus e que acarreta inflamação do fígado. Não costuma apresentar sinais, mas quando aparecem os sintomas mais comuns são: dor abdominal, urina escura, fezes claras, cansaço, tontura, náusea, febre, pele e olhos amarelados. Podem surgir até seis meses após a infecção. Leia atentamente e analise as assertivas.

I- O vírus da hepatite B é transmitido pelo sangue e outros líquidos ou secreções corporais contaminadas. A transmissão pode também ocorrer em situações rotineiras no dia a dia, como, por exemplo, no compartilhamento de alicates de unha;
II- O vírus da hepatite B é transmitido por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou através de alimentos ou da água contaminada;
III- A infecção pelo vírus da hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível;
IV- Todas as mulheres grávidas devem fazer o teste de hepatite B. O teste é especialmente importante para mulheres que se enquadram em grupos de alto risco, como profissionais de saúde.

As assertivas corretas são:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis