Questões Concurso Prefeitura de Catolé do Rocha - PB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Catolé do Rocha - PB

Associe a primeira coluna das estratégias especiais de Busca Ativa de casos de tuberculose e a periodicidade dos contextos específicos.
Fonte: Manual de Recomendações para o controle de tuberculose no Brasil (2019).

(1) População geral adscrita ao território da Estratégia Saúde da Família. (2) População geral que procura o serviço de saúde (Estratégia Saúde da Família, Unidade Básica de Saúde ou Hospitais). (3) Contato de tuberculose pulmonar. (4) Profissionais de saúde. (5) Pessoa (população) Privada de Liberdade.

( ) Em todas as visitas do usuário ao serviço de saúde. ( ) No momento da admissão no sistema prisional. Pelo menos uma vez ao ano ou, idealmente, a cada 6 meses (em campanha). ( ) Na identificação do caso índice. ( ) Em todas as visitas do ACS ou outro profissional da equipe. ( ) Admissão e exame médico anual.

A sequência CORRETA dessa associação é:

A notificação compulsória será realizada diante da suspeita ou confirmação de doença ou agravo, sendo obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente. Fonte: PRTMS/GM 204/2016
Analise as afirmações abaixo sobre a notificação compulsória:

I- A notificação compulsória será realizada diante da suspeita ou confirmação de doença ou agravo.
II- A comunicação de doença, agravo ou evento de saúde pública de notificação compulsória pode ser realizada à autoridade de saúde por qualquer cidadão que deles tenha conhecimento.
III- A notificação compulsória será realizada somente diante da confirmação de doença ou agravo.
IV- A autoridade de saúde que receber a notificação compulsória imediata deverá informá-la, em até 24 (vinte e quatro) horas, desse recebimento às demais esferas de gestão do SUS, o conhecimento de qualquer uma das doenças ou agravos notificáveis.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

No território de saúde, podem surgir situações capazes de constituir potencial ameaça à saúde pública, como a ocorrência de surto ou epidemia, doença ou agravo de causa desconhecida, alteração no padrão clínico epidemiológico das doenças conhecidas, considerando o potencial de disseminação, a magnitude, a gravidade, a severidade, a transcendência e a vulnerabilidade, bem como epizootias ou agravos decorrentes de desastres ou acidentes. Essas situações são consideradas como: Fonte: PRTMS/GM 204/2016.

A Resolução nº 588, de 12 de julho de 2018, instituiu a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), que se constitui como uma política pública de Estado e função essencial do SUS, tendo caráter universal, transversal e orientador do modelo de atenção nos territórios, sendo a sua gestão de responsabilidade exclusiva do poder público.
Fonte: Resolução CNS nº 588/2018.

Analise as afirmações abaixo sobre o que se pode afirmar dessa política:

I- Incide sobre todos os níveis e formas de atenção à saúde, abrangendo todos os serviços de saúde públicos e privados, além de estabelecimentos relacionados à produção e circulação de bens de consumo e tecnologias que, direta ou indiretamente, relacionem-se com a saúde.
II- Engloba toda a população em território nacional, priorizando, entretanto, territórios, pessoas e grupos em situação de maior risco e vulnerabilidade, na perspectiva de superar desigualdades sociais e de saúde, e de buscar a equidade na atenção, incluindo intervenções intersetoriais.
III- Contempla toda a população em território nacional de forma igualitária, sem estabelecer prioridades ou distinção.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

O trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS) ocorre, na maioria das vezes, fora do ambiente físico da unidade de saúde, realizando a intermediação entre os usuários e o serviço de saúde. Por isso, a Visita Domiciliar (VD) é a mais importante dentro do escopo de atividades desenvolvidas pelos ACS. No planejamento eficaz das VD, a Avaliação do Risco Familiar tem sido utilizada como uma ferramenta capaz de direcionar as ações para as famílias com maiores necessidades, ou seja, de maior vulnerabilidade, que justifiquem a priorização de atendimentos. A Escala de Risco Familiar de Coelho e Savassi busca identificar, especialmente, as vulnerabilidades sociais existentes mediante 13 principais sentinelas de risco. Qual das alternativas abaixo NÃO se constitui sentinelas de risco, segundo a referida escala?
Fonte: Sistematização de um instrumento de estratificação de risco familiar: Escala de risco familiar de Coelho-Savassi (2012). 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis