Questões Concurso Prefeitura de Catolé do Rocha - PB

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De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), as práticas pedagógicas que constituem a educação infantil deverão ter como um dos eixos as brincadeiras. Neste sentido, nas instituições de educação infantil, as propostas pedagógicas devem...
Assinale a alternativa CORRETA:

O Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014/2024, instituído pela Lei nº 13.005/2014, definiu 10 diretrizes que devem guiar a educação brasileira neste período e estabeleceu 20 metas a serem cumpridas na vigência. Essa mesma lei reitera o princípio de cooperação federativa da política educacional, já presente na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ao estabelecer que “a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios atuarão em regime de colaboração, visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias objeto deste Plano” e que “caberá aos gestores federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal a adoção das medidas governamentais necessárias ao alcance das metas previstas neste documento. Dentre outras, são metas do PNE:

I- Fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb: 6,0 nos anos iniciais do Ensino Fundamental; 5,5 nos anos finais do Ensino Fundamental; 5,2 no Ensino Médio.
II- Oferecer, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.
III- Elevar a escolaridade média da população de 18 (dezoito) a 29 (vinte e nove) anos, de modo a alcançar, no mínimo, 12 (doze) anos de estudo no último ano de vigência deste plano, para as populações do campo, da região de menor escolaridade no País e dos 25% (vinte e cinco por cento) mais pobres, e igualar a escolaridade média entre negros e não negros declarados à Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é:

Complete CORRETAMENTE as palavras que estão faltando no artigo 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8069/90

Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de _____________, _________, _____________, _____________, _____________e _____________, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou _____________, aos seus direitos _____________.

A alternativa CORRETA é:

Texto 2 - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino; transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior; oferta do atendimento educacional especializado; formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão; participação da família e da comunidade; acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação; e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas (BRASIL, 2008, p. 14).

Constituem-se práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil:
I- garantir que as crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação se integrem ao ambiente da sala de aula e/ou instituição.
II- a intervenção pedagógica deve centrar-se no desenvolvimento dos processos superiores mais suscetíveis de compensação, com maior atenção às relações interpessoais e à composição dos grupos infantis.
III- articular o trabalho nas creches e pré-escolas com aquele realizado pelos setores especializados de atendimento, tendo em vista estabelecer alguns cuidados básicos que devem ser garantidos nas instituições de educação infantil.
IV- elaborar propostas de atividades iguais para todas as crianças visando à integração das crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação na sala regular de ensino.

Estão CORRETAS apenas as proposições:

São propostas de atividades que estimulam o desenvolvimento da linguagem oral, gráfica e escrita da criança na educação infantil:
Preencha a segunda coluna de acordo com a primeira. 

1. Linguagem gráfica e escrita 2. Linguagem escrita 3. Linguagem oral 4. Linguagem oral e escrita
( ) Releitura de obras de artes, confecção de livros de história com textos e ilustrações das crianças, desenho livre. 
( ) Leitura e reconto de fábulas e/ou contos, produção de convites e mensagens de e-mails e/ou WhatsApp para familiares e/ou colegas. 
( ) Brincadeiras com cantigas de roda, recitação de trava-línguas, rodas de conversa e conversas com bebês bem pequenos no berçário.
( ) Elaborar um cartaz coletivo com os nomes dos principais alimentos consumidos pelas crianças, registrar o nome em crachás, listar as regras/ combinados da turma.

A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

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