Questões Concurso Prefeitura de Catolé do Rocha - PB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Catolé do Rocha - PB

AResolução nº 555, de 28 de março de 2022 – Institui a Classificação Brasileira de Diagnósticos Fisioterapêuticos – CBDF e dá outras providências. Analise as proposições sobre esta Resolução e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas assertivas que se seguem:
( ) Esta Resolução institui a Classificação Brasileira de Diagnósticos Fisioterapêuticos (CBDF), devendo ser utilizada como padrão para a descrição e codificação dos termos Diagnósticos Fisioterapêuticos, seguindo a linguagem da CIF em todas as classificações, para compatibilizar as nomenclaturas dos diagnósticos com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). ( ) AComissão Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (CNPF) prevê atualização a cada três anos da CBDF. ( ) Esta classificação (CBDF), a partir da estrutura básica que caracteriza as deficiências cinético-funcionais dos sistemas orgânicos, propõe, secundariamente, a complementação destes diagnósticos, com base na CIF. ( ) Prognósticos Fisioterapêuticos: podem ser definidos como “parte do processo fisioterapêutico proveniente do(s) diagnóstico(s) fisioterapêutico(s), interpretado a partir da análise de dados semiológicos observados no presente, com o intuito de supor um estágio futuro de uma deficiência cinético-funcional e das capacidades da pessoa quanto às suas limitações de mobilidade e restrições de participação social”.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses: 

A aferição da pressão arterial (PA) é de inestimável valor na propedêutica cardíaca. Em 1905, Nicolai Sergeyvich Korotkoff, pela ausculta, descreveu os sons produzidos com a insuflação do manguito até níveis supra-sistólicos e a desinsuflação até o zero, chamados de “5 sons de Korotkoff”, os quais estão descritos nas proposições a seguir:
I- O som auscultado na Fase 1 de Korotkoff é súbito, forte, bem definido, que aumenta de intensidade. O som auscultado na Fase 2 é uma sucessão de sons soprosos, mais suaves e prolongados. II- O som auscultado na Fase 2 de Korotkoff consiste no desaparecimento dos sons soprosos e surgimento de sons mais nítidos e intensos, que aumentam de intensidade. O som auscultado na Fase 3 é uma sucessão de sons soprosos, mais suaves e prolongados. III- Na Fase 3 de Korotkoff, os sons tornam-se abruptamente mais suaves e abafados. Na Fase 4, há o desaparecimento dos sons soprosos e na Fase 5 tem-se o desaparecimento dos sons.
Está CORRETO o que se afirma em: 

Uma apresentação clínica comum de pacientes com traumatismo cervical é a síndrome da lesão em chicote. O incidente mais corriqueiro é a lesão de aceleração-desaceleração que se segue a um acidente automobilítisco. Diante dessas considerações, avalie as proposições a seguir:
I- Afase aguda tem início no momento do acidente, podendo se prolongar por até duas ou três semanas. Alesão mais grave é aquela decorrente de um impacto frontal. Quando a cabeça fica hiperestendida em relação ao tronco, o músculo esternocleidomastóideo fica retesado, sendo tracionado ou rompido. II- Em geral, ocorre dor e a ADM fica razoavelmente livre logo após o acidente; um enrijecimento doloroso irá se desenvolver de modo gradual entre 24 a 48 horas. Há possibilidade de fratura, lesão por tração das raízes nervosas, contusão da medula espinhal, lesão craniana ou laceração dos ligamentos de sustentação da coluna vertebral cervical superior. III- O exame do pescoço agudo e recentemente traumatizado é semelhante a um exame de rotina, sendo necessário verificar possível deficiência neurológica central e periférica, comprometimento neurovascular e lesão esquelética. Porém, mesmo que apresente sinal de patologia grave, o exame pode ser continuado. IV- O objetivo de tratamento na fase aguda é permitir que a musculatura cervical repouse sem ficar enrijecida e que progrida para a fase subaguda com a maior rapidez possível.
É CORRETO o que se afirma em: 

A capacidade de mudar de posição de forma segura e independente é essencial para a manutenção da funcionalidade do idoso. Sendo assim, faz-se necessário avaliar quais são as principais diferenças nas mudanças posturais de idosos, quando comparados aos jovens. Mediante essa observação, marque a alternativa CORRETA no que se refere às particularidades observadas nas pessoas idosas em relação às tarefas de mobilidade e transferências de sentado para de pé.

A vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) é definida como o deslocamento dos cristais de cálcio do utrículo para um dos canais semicirculares, principalmente para o posterior, gerando sintomas súbitos de tontura rotatória, nistagmo e desequilíbrio. Por meio de testes específicos, é possível o fisioterapeuta identificar qual o canal afetado, os quais estão descritos a seguir:
I- Manobra de Dix-Hallpicke: solicita-se ao paciente para se sentar de lado no meio da maca de exame em uma posição tal que, quando deitar de lado, a cabeça e o tronco fiquem apoiados na maca. Peça-lhe para virar a cabeça a 45º da orelha de teste e segure os dois lados da cabeça do paciente. Peça ao paciente para se deitar de lado, de modo a manter a virada de 45º da cabeça e fique deitado de lado na maca, olhando para cima, em direção ao teto, com leve flexão lateral da cabeça em direção à maca. II- Sidelying test: o paciente é levado rapidamente da posição sentada para uma em que a cabeça fique pendente, e rodada a 45 graus para o lado que se quer examinar. III - Supine roll test: solicita-se ao paciente para se deitar de costas em uma maca com a cabeça apoiada e levantada em 30º na cabeceira. Esse ângulo destina-se a alcançar a orientação dos canais horizontais no plano vertical. Peça ao paciente para virar a cabeça 90º em direção ao ouvido testado. Coloque uma mão guia na cabeça do paciente no lado oposto ao ouvido teste.
Está CORRETO o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis