Questões Concurso Prefeitura de Capim - PB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Capim - PB

Julgue as sentenças como verdadeiras (V) ou falsas (F) considerando o tipo de receituário e o seu prazo de validade.
( ) Notificação de Receita B (NRB) tem prazo de validade de 30 (trinta) dias, contados a partir da data de sua emissão. ( ) Notificação de Receita Especial para Talidomida (NRT) tem prazo de validade de 60 (sessenta) dias, contados a partir da data de sua emissão. ( ) Notificação de Receita da Lista C3 - Lenalidomida (NRC3) tem prazo de validade de 20 (vinte) dias, contados a partir da data de sua emissão; para mulheres com potencial de engravidar, 7 (sete) dias, contados a partir da data da realização do teste de gravidez. ( ) Notificação de Receita Especial para Retinóides de Uso Sistêmico (NRR) em prazo de validade de 30 (trinta) dias, contados a partir da data de sua emissão.
Marque a alternativa correta.

Segundo a Resolução nº 596/2014 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), o farmacêutico é um profissional da saúde, por isso, deve executar todas as atividades relacionadas ao exercício de sua profissão visando a promoção da saúde, podendo ele responder de forma administrativa, civil e criminalmente quando seus atos, ou atos de terceiros sob sua supervisão, proporcionarem prejuízos ao paciente. Marque a alternativa que considera uma Infração ética e disciplinar do tipo grave ligada à dispensação.

O difosfato de cloroquina e o sulfato de hidroxicloroquina foram medicamentos baste procurados pela população para o tratamento da COVID-19, doença infecciosa causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). No entanto, evidências científicas mostraram que esses medicamentos não são eficazes e nem seguros no tratamento da COVID-19. No Brasil a hidroxicloroquina e a cloroquina são medicamentos licenciados para o tratamento de doenças:

Os conceitos, segundo a lei nº 5.991 de 17 de dezembro de 1973, de medicamento, insumo farmacêutico e droga são, respectivamente:
I - Substância ou matéria-prima que tenha a finalidade medicamentosa ou sanitária; II - Produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico; III - Droga ou matéria-prima aditiva ou complementar de qualquer natureza, destinada a emprego em medicamentos, quando for o caso, e seus recipientes;
Marque a alternativa correta.

A rastreabilidade dos medicamentos no Brasil é rígida pela Lei nº 13.410, de 28 de dezembro de 2016, juntamente com a nova Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 319, de 12 de novembro de 2019. A nova resolução (RDC nº 319) altera o texto da RDC nº 157/17, que trata da implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM) e os mecanismos e procedimentos para o rastreamento de fármacos. A partir dessas resoluções os medicamentos receberão uma identificação única impressa na embalagem, conhecida como “Identificador Único de Medicamentos” (IUM). O IUM é composto por, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis