Questões Concurso Prefeitura de Cajamar - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Cajamar - SP

Registrar no papel o que vamos vivendo, documentando assim a prática diária, é a meu ver, um dado muito importante do nosso trabalho. (...) No dia seguinte, completamos as outras atividades do dia. Assim temos as etapas de trabalho de um dia documentadas na sua seqüência ordenada. À medida que terminamos cada atividade, voltamos ao planejado e riscamos com um traço o que já foi feito, vivido.

                                                    FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo.

                                                                                São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1995.

Esse trecho do relatório de Madalena Freire descreve uma atividade relacionada à organização do tempo no cotidiano da Educação Infantil. É importante realizar atividades desse tipo porque:

A charge acima revela, de uma maneira divertida, a atitude equivocada da educadora em relação à observação. Segundo Madalena Freire (1995), observar não é invadir o espaço do outro, sem pauta, sem planejamento, sem devolução. Observar uma situação pedagógica é fitá-la, olhá-la para ser iluminado por ela; não é vigiá-la, mas fazer vigília por ela. A educadora, então, deverá utilizar a observação como instrumento fundamental no cotidiano da Educação Infantil para

Segundo Jobim e Souza in Kramer e Leite (1996), as teorias do desenvolvimento sempre estiveram mais preocupadas em equacionar as questões do desenvolvimento com as experiências racionais ou lógicas da criança do que propriamente com suas experiências estéticas.

Na prática cotidiana da Educação Infantil encontram-se esses dois tipos de experiências e a ênfase em uma ou outra vai marcar a diferença entre a valorização ou não da cultura da infância nas ações pedagógicas. Assinale a opção que apresenta corretamente a diferença entre a experiência estética e a racional.

Uma menina de aproximadamente 9 meses está sentada no chão, com uma série de objetos em volta. De repente, encontra uma bola colorida. Depois de pegá-la, estende seu braço em direção ao menino que está sentado à sua frente. O menino estende também as mãos na direção da menina, mas, ao invés de pegar a bola, avança mais um pouco a mão e puxa seu cabelo.

Essa atitude demonstra que as crianças:

... uma criança que foi recentemente operada de garganta, passando por várias experiências desagradáveis de tomar injeção de anestesia, acordar com a garganta muito doída e com dificuldades de engolir até líquidos, recria, na creche, a situação vivenciada no hospital, "dando injeção" e operando a boneca.

Oliveira, 1992.

A situação acima demonstra que a brincadeira do "faz de conta" permite à criança pequena:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis