Questões Concurso Prefeitura de Cajamar - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Cajamar - SP

Uma das maiores dificuldades encontradas pelos educadores de Educação Infantil está relacionada à dificuldade de contato com a família das crianças, pois desconhecem os arranjos familiares e a realidade vivida pelas crianças atendidas pela escola. Por isso, uma justificativa comum aos "insucessos" escolares é a de que a criança vive no seio de uma família "desestruturada". Ao usar este termo, o educador evoca a:

Estudos do historiador Philiphe Áries, relatam as diversas transformações ocorridas, através dos séculos, no olhar e na compreensão que se tem acerca da infância. Na sociedade medieval, por exemplo, o alto índice de mortalidade infantil era considerado "normal" e a criança que conseguia sobreviver era imediatamente inserida no mundo adulto, não existindo, portando uma consciência da particularidade infantil, aquela que distingue a criança do adulto. Com isso, pode-se concluir que a concepção de infância é determinada histórica, social e culturalmente. Hoje, a concepção de infância que embasa a ação pedagógica na Educação Infantil entende a criança como:

I - um ser em maturação biológica que se tornará alguém quando deixar de ser criança;

II - um sujeito histórico e social, que se constrói nas relações, produz cultura e é por ela produzido;

III - alguém que tem uma natureza singular, sentindo e pensando o mundo de um jeito muito próprio;

IV - sujeito que necessita de cuidados especiais, pois ainda não desenvolveu uma racionalidade própria.

Está(ão) correta(s), apenas, a(s) afirmativa(s):

Um professor deu o seguinte depoimento:

Este depoimento reflete uma concepção de avaliação:

Observe cada tipo de inteligência e algumas de suas características.

Associe cada tipo de inteligência a uma de suas características, assinalando a opção que apresenta a correspondência correta

É comum nos dias de hoje ouvir os educadores se queixando das famílias, dizendo que as mesmas estão "abandonando" seus filhos sob a responsabilidade das escolas. Por outro lado, também é comum ouvir os pais dizerem que as escolas não têm cumprido seu papel, abrindo pouco espaço de troca com as famílias. Sobre esta situação, pode-se afirmar que a relação família-escola deve ser desenvolvida com base na:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis