Questões Concurso Prefeitura de Barra Longa - MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Barra Longa - MG

Um dos objetivos do cuidado pré-natal é identificar, de forma oportuna, as condições desfavoráveis associadas à evolução saudável da gravidez e parto. Além disso, abordar de forma efetiva aquelas que são evitáveis e buscar reduzir os efeitos das demais.
É condição desfavorável ao parto vaginal, considerada inevitável:

Durante uma consulta médica em um serviço de atenção secundária, uma mulher de 29 anos, sem filhos e profissional do sexo, queixa-se de corrimento com odor forte, que se acentua no final do período menstrual e após os coitos. Relata fazer uso de contraceptivo hormonal injetável e um ou dois programas ao dia, usando condom. Ao exame, o corrimento vaginal é bolhoso e não há sinais inflamatórios no colo. O pH vaginal é 5,5 e o teste de KOH é positivo.
Em relação ao raciocínio clínico para orientar a melhor abordagem diagnóstica e terapêutica para a queixa de corrimento, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
(???) A ausência de sinais de cervicite ao exame não afasta a possibilidade de existir uma infecção sexualmente transmissível. (???) A história e os achados de exame clínico são evidências suficientes de que há uma infecção por Trichomonas vaginalis. (???) O valor de pH vaginal, o resultado do teste de KOH e o relato de odor da mulher são característicos de vaginose bacteriana.
Assinale a sequência correta.

Os androgênios são hormônios com papel peculiar na fisiologia feminina, ainda pouco conhecidos. Em excesso, manifestam-se com achados clínicos variáveis que vão desde os distúrbios menstruais, amenorreia, hirsutismo, acne, até a infertilidade e sinais de masculinização.
Entre as causas de hiperandrogenismo na mulher, a que possui associação com obesidade e hiperinsulinismo é:

A abordagem adequada de queixas do climatério se faz, em grande parte, com mudanças nos hábitos de vida. No entanto, o reconhecimento das manifestações fisiológicas, de caráter transitório ou benigno, distinguindo-as das patológicas é um ponto determinante na abordagem dos sinais e sintomas dessa fase da vida da mulher.
Sobre as alterações no climatério, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando os sinais e sintomas do climatério com a natureza fisiológica ou patológica das manifestações do climatério.
COLUNA I
1. Alteração fisiológica 2. Alteração patológica
COLUNA II 
(???) Alterações no padrão de sono (???) Osteoporoso ( ??) Diminuição da libido (???) Sintomas vasomotores, como os fogachos
Assinale a sequência correta

O útero, visto à ecografia em uma mulher no menacme, é identificado por sua posição anatômica, textura homogênea característica comum a cavidade endometrial central e bem definida. O reconhecimento da anatomia uterina normal e anormal desse órgão leva à suspeita de doenças, no momento em que o ginecologista analisa as imagens frente à suspeita clínica.
Na análise de um exame de ecografia uterina, é achado anormal para uma mulher em idade reprodutiva:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis