Questões Concurso Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás - GO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás - GO

Com relação à disciplina escolar, assinale a alternativa correta.

Crianças de escola pública resgatam brincadeiras em livro em Campinas
Que Brincadeira é Essa!? foi escrito e ilustrado por dezenove alunos de seis a oito anos de idade. Bolinha de gude, carrinho de rolimã, pião e outros dezesseis jogos foram descritos.
    Para resgatar brinquedos e brincadeiras utilizados por crianças de décadas atrás, dois professores de uma escola pública do bairro Nova Sousa, em Campinas (SP), idealizaram um livro, que reúne a forma como crianças de seis a oito anos de idade de hoje entendem esses passatempos, considerados como ultrapassados na era digital. Que Brincadeira é Essa!? reúne dezenove diversões e foi publicado em novembro, com textos e desenhos dos próprios estudantes. Durante a produção, os jovens aprenderam a usar cada brinquedo e, como consequência, ganharam novas formas de integração social.     “Essas brincadeiras, diferentemente do videogame, estimulam, além da concentração, os exercícios físicos e a coletividade”, diz a professora Cristina Maria Campos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângela Cury Zákia. Ela e o professor de artes, Paulo César de Campos, desenvolveram a publicação com todos os alunos do 1.° ano do ensino fundamental. “Além da movimentação, tem a questão da disputa. Nos jogos eletrônicos, há um vencedor, mas em muitas dessas brincadeiras antigas, como pular corda, é só uma diversão”, complementou o professor.     A produção começou em agosto, a partir de outro projeto desenvolvido por Cristina com os alunos. “Uma vez por mês, levo toda a turma à casa de uma das crianças e geralmente ouço dos pais que elas não brincam mais como antigamente”, afirma a professora. A partir daí, cada uma das brincadeiras foi ensinada pelos professores às crianças.     Depois do processo de aproximação com os brinquedos, cada criança escolheu uma brincadeira e a descreveu. A revisão dos textos foi feita pelo professor do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, João Wanderlei Geraldi. “Perguntei para ele [Geraldi] se deveria manter os termos usados, como ‘catar’. Ele me respondeu que sim, que isso é a linguagem dos alunos no texto. Depois, pediu para revisar todos”, explicou a professora, que é doutoranda pela universidade.
Internet:<http://g1.globo.com>  (com adaptações).



O ato de brincar é importante para o desenvolvimento infantil. Sendo assim, julgue os itens a seguir a respeito da prática dos professores apresentada na reportagem acima.


I A proposta dos professores está vinculada à concepção comportamental de aprendizagem, que a concebe como o resultado de um processo condicionado, em que as respostas ou reações são aprendidas por associação com os estímulos, após várias tentativas e erros.


II A proposta dos professores é um procedimento motivador para o aluno, pois este se sente envolvido no processo de aprendizagem.


III A proposta dos professores valoriza o processo de ensino-aprendizagem por habilidades e competências, sem a aquisição de conteúdos.


IV A proposta dos professores prioriza o trabalho individual no processo de aprendizagem.


V A proposta dos professores está vinculada a concepções de teóricos da psicologia cognitiva, como, por exemplo, as desenvolvidas por Vygotsky.


VI A proposta dos professores proporciona situações imaginárias, em que ocorrerão o desenvolvimento cognitivo e, também, uma fácil interação com outras pessoas, que contribuirão para a construção do conhecimento.


Assinale a alternativa correta.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a BNCC incluem a dança como uma das unidades temáticas na educação física. Acerca dos objetivos da dança na escola, julgue os próximos itens.

I A dança na escola visa desenvolver a imaginação, a comunicação verbal, o pensamento crítico, a autoconfiança, a cooperação e a criatividade. II A dança na escola visa aprimorar o desenvolvimento motor, a consciência corporal e a percepção musical. III A dança na escola visa integrar-se a outras áreas do currículo escolar, explorando o movimento dançante. IV A dança na escola visa estabelecer conexões dentro de contextos históricos, sociais e culturais.

Assinale a alternativa correta.

Os conteúdos do esporte nas aulas de educação física e sua tematização devem existir a partir da compreensão do esporte como fenômeno sociocultural, de maneira que os alunos 

A respeito das competências específicas da educação física para o ensino fundamental, julgue os itens seguintes.

I Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia, e discutir posturas consumistas e preconceituosas são competências específicas da educação física no ensino fundamental. II Usufruir das práticas corporais de forma autônoma, para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, e ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde são competências específicas da educação física no ensino fundamental. III Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes são competências específicas da educação física no ensino fundamental. IV Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo, são competências específicas da educação física no ensino fundamental.

Assinale a alternativa correta. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis