Questões Concurso Prefeitura de Alagoa Nova - PB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Alagoa Nova - PB

A erupção dental é um processo no qual o dente migra da sua posição intraóssea na maxila e mandíbula para sua posição funcional, envolvendo, portanto, outros tecidos e mecanismos fisiológicos além do simples irrompimento no tecido gengival. Segundo a cronologia de erupção da dentição decídua, o primeiro elemento a erupcionar na cavidade bucal é o incisivo central:

A Dentição Decídua inicia-se aproximadamente aos 6 meses de vida, com erupção do ICId (Incisivo Central Inferior deciduo). Completa aproximadamente aos 24-30 meses com erupção dos últimos dentes decíduos (segundos molares descidos). Seu término é dado até os 5,5 – 6 anos com erupção do primeiro dente permanente, sendo o 1MI (primeiro molar inferior) permanente. A cronologia de erupção é muito variável, sendo a sequência mais importante. Com relação aos tipos de dentições humanas e suas características julgue as assertivas em verdadeiras ou falsas e em seguida assinale a alternativa correta:

(____) I. A dentição decídua completa normalmente apresenta 20 dentes.
(____) II. A dentição decídua completa normalmente apresenta 32 dentes
(____) III. Dentes incisivos são encontrados nas dentições permanente e decídua
(____) IV. Dentes Pré-Molares são encontrados nas dentições permanente e decídua.
(____) V. Primeiros molares são encontrados nas dentições permanente e decídua.

A candidíase oral é uma infeção fúngica comum, que é causada por um crescimento excessivo de espécies Candida spp., sendo a maior responsável a C. albicans. Embora a candidíase oral seja bem reconhecida, as suas manifestações clínicas são diversas e cabe aos cirurgiões dentistas estarem cientes desse fato a fim de efetuarem um diagnóstico com precisão. O tipo de candidíase que se caracteriza pela presença de uma camada espessa e aveludada de cor branca/amarelada ou por placas individuais nos tecidos orofaríngeos que podem ser removidas à raspagem, deixando uma base eritematosa e dolorosa que prontamente sangra. O local mais frequente é a mucosa oral, mas todo o tecido orofaríngeo pode ser afetado. Também pode ser frequentemente observada em recém-nascidos, em pacientes imunocomprometidos (infeção pelo HIV), ou que tomam fármacos imunossupressores (citotóxicos, corticosteróides). Trata-se da:

As características abaixo descrevem qual patologia?

1. Doença causada por vírus. 2. Popularmente conhecida como “doença do beijo”. 3. Sua transmissão se dá, em grande parte, através da saliva. 4. Acomete principalmente adolescentes e jovens adultos.

Provoca febre, enfartamento dos gânglios do pescoço e das axilas, comprometimento do fígado e do baço, entre outros sintomas.

Paciente do sexo feminino, 33 anos, portadora do vírus HIV, buscou o serviço odontológico queixandose de um inchaço de cor enegrecida em sua gengiva, a paciente relatou não ser dolorosa e nem sentir coceira ou formigamento na região. Após analise clínica, observou-se a seguinte lesão:


Qual provável diagnóstico?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis