Questões Concurso POLITEC-MT

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso POLITEC-MT

#Questão 1036316 - Medicina Legal, , UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Médico-Legista - Perfil: Medicinal Legal

A antropologia forense é o ramo da Medicina Legal que estuda a identificação e identidade dos seres humanos. Sobre os princípios que norteiam esses processos, marque a afirmativa correta. 

#Questão 1036317 - Medicina Legal, , UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Médico-Legista - Perfil: Medicinal Legal

Para exercer as funções periciais, o médico tem que ser preciso, explicar os fatos e concluir o laudo por meio da verdade, não omitindo qualquer detalhe. A respeito de conceitos e definições básicas da prática diária na medicina legal, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1. Perícia Percipiendi
2. Perícia Deducendi
3. Prova
4. Corpo de Delito
5. Cadeia de Custódia
( ) Elemento demonstrativo da veracidade de um fato. 
( ) Apreciação de uma perícia já realizada.
( ) Análise técnica e científica de um fato, através da avaliação das alterações produzidas pelas energias causadoras do dano.
( ) Conjunto dos elementos sensíveis do dano causado pelo fato delituoso e base de todo procedimento processual.
( ) Registro em documento da movimentação dos elementos da prova quando do seu envio, conservação e análise nos laboratórios.
Assinale a sequência correta

#Questão 1036319 - Medicina Legal, , UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Médico-Legista - Perfil: Medicinal Legal

Para o reconhecimento da verdade jurídica que se quer restabelecer, o direito processual penal se vale de provas para convicção do julgador; um exemplo seria a materialização da base residual de um crime, através da perícia criminal. Sobre a legislação que regulamenta as realizações das perícias criminais, conforme o Código do Processo Penal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Quando a infração deixar vestígios, será realizado o exame de corpo de delito, podendo excepcionalmente supri-lo a confissão do acusado.
( ) Nos casos de morte violenta, bastará o simples exame externo do cadáver, quando não houver infração penal que apurar, ou quando as lesões externas permitirem precisar a causa de morte e não houver necessidade de exame interno para a verificação de alguma circunstância relevante.
( ) Na falta de perito oficial, o exame de corpo de delito será realizado por 2 (duas) pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior preferencialmente na área específica, dentre as que tiverem habilitação técnica relacionada à natureza do exame.
( ) O assistente técnico atuará a partir de sua admissão pelo juiz, antes da conclusão dos exames e antes da elaboração do laudo pelos peritos oficiais.
( ) O exame de corpo de delito poderá ser feito em qualquer dia e a qualquer hora.
Assinale a sequência correta.

#Questão 1036320 - Medicina Legal, , UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Médico-Legista - Perfil: Medicinal Legal

Cadáver adulto, sexo masculino. Ao exame externo necroscópico, apresenta os seguintes sinais de morte: face rósea, manchas de hipóstases claras, rigidez cadavérica pouco intensa, sangue fluido e róseo, pulmões congestos de coloração carmim, petéquias pulmonares. Realizada prova de Stockis, o sangue precipitou em tom vermelho-cereja-claro. A hipótese da causa da morte nesse caso é: 

#Questão 1036321 - Medicina Legal, , UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Médico-Legista - Perfil: Medicinal Legal

Cadáver do sexo feminino, 35 anos, encontrado em óbito no quintal de sua casa, ao lado de uma árvore, com uma corda sobre seu tórax. Ao exame necroscópico: cianose em face e leitos ungueais das mãos e dos pés; língua protusa; congestão e petéquias nas conjuntivas oculares; presença de sulco único completo, na região infra-hioide, de 2,5 centímetros de espessura, retilíneo, de profundidade uniforme, sem descontinuidade, com bordas elevadas, leito deprimido e apergaminhado. Observam-se escoriações em forma de estigmas ungueais no sentido longitudinal adjacente ao sulco. No exame interno do pescoço, foram observados: infiltração hemorrágica nos tecidos subcutâneo e musculatura cervical; presença de lesões traumáticas com infiltrados hemáticos nas cartilagens cricoide e tireoide; presença de sinal de Amussat na mesma altura em carótidas direita e esquerda; sangue escuro e fluido. Na avaliação das cavidades torácica e abdominal, foram identificados os seguintes achados: congestão polivisceral; distensão e edema dos pulmões; presença de manchas de Tardieu nos pulmões e no coração; fígado pletórico; útero gravídico.
Tendo em vista a necropsia descrita, qual é a causa da morte e a ordem de energia que levaram ao óbito, respectivamente? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis