Questões Concurso Polícia Civil - PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Polícia Civil - PR

Sobre o processo de ruptura do sistema colonial, é correto afirmar:

#Questão 506112 - Geografia, Recursos Hídricos, UFPR, 2007, Polícia Civil - PR, Auxiliar de Anatomia e Necropsia

Sobre bacias hidrográficas brasileiras, considere as seguintes afirmativas:

1. Os limites extraterritoriais das grandes bacias hidrográficas brasileiras sujeitam o país a uma série de acordos internacionais para seu uso comum.

2. No Brasil, a Bacia Amazônica abrange uma área de 3,8 km², ou seja, quase a metade do território nacional.

3. Do ponto de vista da navegação e transporte, as bacias hidrográficas mais utilizadas estão na região Sul.

4. O rio São Francisco, de bacia homônima, é considerado o rio da integração nacional, porque serve a diversas regiões do país.

Assinale a alternativa correta.

#Questão 515815 - Criminologia, Geral, UFPR, 2007, Polícia Civil - PR, Auxiliar de Anatomia e Necropsia

"O assassinato a facadas de um casal de idosos (de 71 e 68 anos), em casa, num bairro de classe média da cidade de São Paulo, no dia 17/11/2006, chocou a capital paulista e o Brasil. A idade das vítimas, a violência do crime e o tipo de arma empregada, além do local da ocorrência são aspectos que conferem maior dimensão ao fato. A Polícia Civil chegou a apontar o filho do casal como suspeito, mas mudou a linha de investigação e passou a tratá-lo como vítima depois de localizar manchas de sangue em muros de casas vizinhas". (Adaptado de Folha de S. Paulo, Cotidiano, 20 nov. 2006.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre as ciências e técnicas que contribuem na solução dos homicídios, é correto afirmar:

"Quando o português chegou / Debaixo duma bruta chuva / Vestiu o índio / Que pena! / Fosse uma manhã de sol / O índio teria despido / O português". (Oswald de Andrade, Erro de português.)

 Com base no texto e nos conhecimentos sobre o contexto da colonização portuguesa no Brasil, é correto afirmar:

"Durante 200 anos, entre os séculos XVII e XVIII, os bandeirantes – filhos de portugueses com mulheres da terra –, saídos principalmente de São Paulo, se embrenharam no mato em busca de índios, que capturavam para usar em suas fazendas ou para vender como escravos".

 (Extraído de Brasil. São Paulo: Editora Abril, 2ª ed., abr. 2007, p. 10–13.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a expansão de territórios e a fixação de fronteiras no Brasil colonial, considere as afirmativas a seguir:

 1. Os bandeirantes, em busca de índios para o trabalho em São Paulo, iniciaram suas expedições pelo sul do Brasil, inclusive arremetendo contra as Missões, onde viviam os índios guaranis e os jesuítas.

 2. A maior contribuição dos jesuítas no período colonial foi a transformação efetiva da cultura original dos indígenas, tornando-os monogâmicos, trabalhadores disciplinados e fiéis à Igreja Católica.

 3. Os bandeirantes contribuíram para consolidar as fronteiras do Brasil, mas também prenderam e mataram milhares de índios, o que provocou o despovoamento no interior do país e o extermínio de alguns povos indígenas.

 4. Os bandeirantes, depois de caçar e exterminar milhares de índios, passaram a procurar ouro na região que seria logo chamada de Minas Gerais, cujo trabalho baseou-se na utilização da mão-de-obra escrava oriunda da África.

 Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis