Questões Concurso Polícia Civil - PB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Polícia Civil - PB

Julgue os itens a seguir, a respeito dos fármacos utilizados em diferentes protocolos terapêuticos, que, além de apresentarem um efeito direto sobre as funções celulares do tecido-alvo, também apresentam efeitos secundários que determinam o grau da eficácia terapêutica e os efeitos adversos.

I Os fármacos, para apresentarem alta potência terapêutica, devem possuir alta afinidade pelos receptores celulares.

II Os fármacos em alta concentração no tecido-alvo são capazes de gerar diferentes efeitos celulares, e estes são proporcionais ao grau de ocupação dos receptores das células.

III A determinação de uma curva de dose e resposta de um fármaco permite comparar a potência de diferentes fármacos que causam efeitos qualitativamente similares.

IV A determinação de uma curva de dose e resposta de um fármaco permite determinar a afinidade do fármaco pelos receptores celulares.

Estão certos apenas os itens

No século XX, principalmente na década de 70, os benzodiazepínicos foram amplamente prescritos no tratamento dos transtornos ansiosos, sendo considerados seguros e de baixa toxicidade. O consumo prolongado desse fármaco mostrou que, em alguns casos, havia risco de dependência entre os usuários. Em pessoas idosas, observou-se maior risco de interação medicamentosa, piora do desempenho psicomotor e cognitivo (reversível), quedas e risco de acidentes no trânsito, em decorrência da farmacocinética dessa droga. A respeito dos benzodiazepínicos, assinale a opção correta.

Propanolol é um bloqueador não-seletivo cujo mecanismo de ação envolve diminuição do débito cardíaco, redução da secreção de renina e readaptação dos barorreceptores, com eficácia comprovada na redução da morbimortalidade cardiovascular. A capacidade de induzir esses efeitos depende da presença de outras drogas, como a isoprenalina, que não interfere na resposta máxima apresentada, mas na concentração necessária para se atingir tal resposta. A respeito das interações dos fármacos com os receptores celulares e, consequentemente, da capacidade de estes induzirem a resposta farmacológica desejada, assinale a opção correta.

A doença de Alzheimer é a principal causa do declínio cognitivo em adultos, sobretudo idosos, representando mais da metade dos casos de demência. As vias neurais pertencentes ao sistema colinérgico e suas conexões são preferencialmente atingidas nessa doença, sendo a terapia colinérgica a mais utilizada. Considerando a transmissão colinérgica nesse contexto, julgue os itens abaixo.

I A síntese e a liberação da acetilcolina no SNC diferem das observadas no sistema nervoso periférico.

II Os fármacos que melhoram os processos cognitivos, como o aumento da disponibilidade da acetilcolina na fenda sináptica, são chamados de psicodislépticos.

III A terapia colinérgica envolve a utilização de drogas que aumentam a disponibilidade sináptica de acetilcolina, como o aumento da atividade da enzima colina-acetiltransferase, responsável pela síntese de acetilcolina.

IV Uma das estratégias da terapia colinérgica é a inibição das principais enzimas catalíticas, como a acetil e a butirilcolinesterase.

Estão certos apenas os itens

Agorafobia é o medo de estar em espaços abertos ou no meio de uma multidão e não poder sair do meio dela caso se sinta mal, podendo ser uma sequela de transtorno do pânico. Caracteriza-se pela ansiedade associada ao medo, classificada como antecipatória, e a intensidade da antecipação de mal-estar pode, em seu limite extremo, originar um episódio de pânico. O tratamento dessa desordem mental baseia-se na utilização de fármacos classificados como ansiolíticos. A respeito desse grupo de fármacos, assinale a opção correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis