Questões Concurso PC-RJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso PC-RJ

#Questão 1039251 - Medicina Legal, Antropologia Forense, FGV, 2022, PC-RJ, Técnico Policial de Necropsia

A antropologia forense utiliza tabelas que relacionam medidas de partes do corpo para estimar a estatura dos indivíduos.
Em esqueletos completos ou ossos isolados, podem ser utilizadas para tal as medidas dos ossos longos do esqueleto apendicular superior, como:

No dia 2/1/2022, Juliana compareceu à delegacia de polícia em Paraty – RJ para registrar ocorrência de desaparecimento dos seus pais, Sebastião e Maria Eugênia, por eles terem extrapolado o horário previsto para retorno de um passeio que faziam sozinhos naquele mesmo dia, numa luxuosa embarcação com piscina de água potável. Poucas horas depois do registro, policiais civis daquela unidade receberam a notícia do encontro de um cadáver do sexo feminino às margens de uma das praias da cidade. Feita a perinecroscopia, o perito criminal relatou equimose periorbital, pele anserina, cogumelo de espuma na boca e narinas, assim como a presença de estigmas ungueais nos antebraços. No dia seguinte ao relato do desaparecimento, os policiais civis souberam que pescadores haviam encontrado um cadáver do sexo masculino em alto-mar. Comparecendo ao local, o perito criminal relatou que o cadáver estava em decúbito ventral, com ausência do cogumelo de espuma, sem sinais aparentes de violência e sem sinais de putrefação. Os dois cadáveres foram submetidos a exame necroscópico, necropapiloscópico e a testes laboratoriais específicos, confirmando-se que eram, respectivamente, de Maria Eugênia (cadáver C1) e Sebastião (cadáver C2). Em relação a C1, o perito legista confirmou as lesões descritas pelo perito criminal. Em relação a C2, foi relatada a presença do sinal de Niles, do sinal de Vargas-Alvarado, além de manchas de Paltauf. Quanto à prova das densidades comparadas e ao ponto crioscópico do sangue, foram destacadas alterações na diluição do sangue no hemicoração esquerdo dos dois cadáveres, sendo relatadas hemodiluição/hidremia em C1 e hemoconcentração em C2, com as respectivas características, tais como descritas por Mario Carrara.
A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

#Questão 1039252 - Medicina Legal, Tanatologia Forense, FGV, 2022, PC-RJ, Técnico Policial de Necropsia

A putrefação é dividida em quatro períodos, sendo o último a esqueletização, no qual há exposição de ossos e dentes. Sua concretização pode durar mais de três anos e com o tempo essas estruturas se tornam mais leves, frágeis e quebradiças.

Com relação aos ossos longos humanos, analise as afirmativas a seguir.
I. O periósteo é formado por uma membrana branca resistente e fibrosa. Nele se fixam ligamentos e tendões.
II. A diáfise corresponde à extremidade de um osso longo.
III. Ossos possuem espaços, ainda que microscópicos, que permitem a passagem de vasos sanguíneos necessários à manutenção da vida das células ósseas.

Está correto o que se afirma em:

Em acidentes de trânsito, frequentemente, observa-se, como consequência do trauma de órgãos torácicos, a ocorrência de hemotórax e pneumotórax, que consistem no preenchimento do espaço interpleural por sangue e ar, respectivamente.
Essa alteração pode levar ao óbito, pois a pleura é a:

O texto a seguir descreve parte de uma necropsia: “O encéfalo pareceu macroscopicamente normal, tanto ao exame externo como aos cortes coronais. Não foram observadas anormalidades vasculares. Núcleos da base, tálamo, cerebelo e tronco cerebral sem alterações macroscópicas dignas de nota. Sistema ventricular de dimensões normais”.
Adaptado de http://anatpat.unicamp.br/nptcjd1a.html#textoprecaucoes

O cerebelo é a:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis