Questões Concurso Não Classificadas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Não Classificadas

O pediatra é chamado por uma enfermeira, responsável pelo plantão da maternidade de um hospital, e questionado acerca de um recém-nascido de 6 horas de vida, que se encontra internado em alojamento conjunto com a mãe. Ela informa que os pais estão ansiosos quanto à possibilidade de uma malformação cardíaca do paciente, uma vez que há casos na família. Após examinar o paciente e não encontrar alterações, orienta os familiares, bem como a equipe de enfermagem, em relação à realização do teste do coraçãozinho, que é conduzida de forma universal como parte da triagem neonatal do Sistema Único de Saúde (SUS). O teste permite identificar precocemente graves malformações cardíacas e, caso apresente resultado alterado, o paciente deve ser submetido a um exame de ecocardiograma para confirmar o diagnóstico.

Acerca do caso apresentado, da técnica recomendada pelo Ministério da Saúde e do resultado do teste, assinale a alternativa correta:

Lactente, 9 meses de idade, apresentou quadro agudo de febre alta durante quatro dias. Após a cessação desse quadro, apareceu abruptamente um exantema maculopapular róseo que desapareceu espontaneamente em dois dias, sem pigmentação nem descamação.

Quanto a esse caso clínico, assinale a alternativa que corresponde ao diagnóstico mais provável desse paciente.

Em uma unidade básica de saúde, chega pela primeira vez um paciente de 2 anos de idade com história de crises convulsivas e de alterações no desenvolvimento visual, auditivo e, principalmente, motor. Ao interrogar a mãe do paciente, constata-se que essas alterações tiveram início logo após o nascimento dele, de modo que a hipótese principal levantada é a de paralisia cerebral infantil.

A respeito do diagnóstico apresentado, a etiologia mais frequente desse quadro é

Paciente F. N. M., 43 anos de idade, sexo masculino, trabalhador da construção civil, comparece ao serviço de atendimento com queixa de manchas na pele. Aponta que o quadro tem evolução aproximada de três anos, lento e progressivo, com manchas distribuídas por todo o corpo e sensação de queimação e de formigamento em mãos e pés. Essas manchas eram pálidas inicialmente, havendo acentuação da tonalidade para avermelhadas e queda de fâneros cutâneos na face. Clinicamente observam-se múltiplas máculas mal delimitadas, hiperemiadas e difusamente distribuídas em tronco e membros, associadas a espessamento dos nervos ulnar esquerdo e sural direito. Na pesquisa laboratorial de Barr para a linfa removida de uma das lesões, o resultado foi positivo (+++).

Considerando o quadro clínico apresentado, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a classificação do paciente pelos critérios da OMS e o tratamento preconizado pelo Ministério da Saúde.

A. A. C., 78 anos de idade, sexo feminino, comparece ao ambulatório com queixa de rouquidão progressiva há três meses. Refere que associadamente vem apresentando quadro de tosse com hemoptoico, dispneia e disfagia para sólidos, inclusive se alimentando, no momento, com alimentos liquidificados. Negou perda ponderal importante nos últimos seis meses, assim como outras queixas. Faz uso irregular de levotiroxina 88 mcg há 10 anos. Clinicamente é percebido aumento difuso da tireoide, de aspecto endurecido e com aparente nodulação que segue na direção do estreito torácico, sendo os linfonodos cervicais palpáveis e sem alterações. Pela ultrassonografia cervical, solicitada por outro clínico, observa-se parênquima heterogêneo com múltiplos pequenos nódulos, grande nodulação de crescimento expansivo em direção ao tórax, com aspecto misto e com trama vascular periférica aumentada e medindo 12 cm no maior eixo.

Acerca do caso clínico exposto, assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis