Questões Concurso Não Classificadas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Não Classificadas

No pronto-socorro de um hospital pediátrico, é atendido um paciente de 6 anos de idade, cuja mãe relata que, há duas semanas, ele apresentou um quadro de faringoamigdalite aguda, sendo tratado na unidade básica de saúde. Há dois dias, começou a ter hematúria macroscópica, oligúria, edema, febre, dor abdominal e cefaleia.

Com base no caso apresentado, assinale a alternativa que indica o diagnóstico mais provável.

Um casal chegou ao pronto atendimento com o filho de 4 meses de idade, referindo que eles, há uma semana, estiveram expostos a um quadro respiratório leve. Há dois dias, o filho começou a apresentar espirros, coriza hialina e diminuição do apetite, febre de 38 °C e dificuldade respiratória com tosse e irritabilidade. Ao exame físico, é evidente a presença de sibilância, marcado esforço respiratório, com batimentos de asas do nariz e tiragem subcostal. Os raios X de tórax mostraram pulmões hiperinsuflados. Hemograma sem alterações significativas.

Considerando o caso apresentado, assinale a alternativa que corresponde à principal hipótese diagnóstica para esse paciente.

Considere que um lactente com quadro agudo de anemia hemolítica, insuficiência renal e trombocitopenia, que apareceram posteriormente a um quadro de diarreia com sangue, recebeu o diagnóstico final de síndrome hemolítico-urêmica (SHU).

Embora a ocorrência dessa síndrome esteja relacionada a diversos determinantes, como formas hereditárias da doença, administração de medicamentos e patógenos variados, a respectiva causa principal é a infecção por

Ao examinar um recém-nascido, encontra-se restrição de crescimento intrauterino, nariz antevertido, micrognatia, ausência de surco nasolabial, lábio superior fino e fissuras palpebrais pequenas.

Em relação ao caso clínico apresentado, assinale a alternativa que corresponde à droga provavelmente consumida pela genitora do paciente.

Lactente, 2 meses de idade, é atendido em um hospital universitário com quadro de desidratação secundária a vômitos volumosos em repetição e perda de peso. A mãe refere que os vômitos surgiram há um mês e sempre são de conteúdo alimentar e após alimentação, sem outras queixas. Ao exame físico, observa-se que o paciente está desidratado e hipoativo e apresenta pequena massa palpável (oliva) no epigástrio.

A respeito desse quadro, a hipótese diagnóstica mais provável é de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis