Questões Concurso Não Classificadas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Não Classificadas

No que tange à prática educativa em arte, no Brasil, da década de 1980 para o momento presente, algumas propostas se desenharam.

Analise o texto a seguir. A __________ do ensino da arte postula que a construção do conhecimento em arte acontece quando há o cruzamento entre experimentação, codificação, informação do fazer, apreciar e contextualizar arte. Na ___________, a educação é pautada na construção da sensibilidade, em consonância com a multiplicidade humana, que se abre para a habilidade de ler arte, significá-la e expor-se pela arte, construindo na criança/aluno a competência de colocar sua visão pessoal numa manifestação cênica ou num desenho, assim é uma educação sensível, desnaturalização do olhar e sensibilidade da escuta em arte. Já a ____________ no ensino da arte prima por favorecer práticas de problematização, quebra de paradigmas regulares, intempestividade, resistência à homogeneização e capacidade de lidar com as irregularidades e heterogeneidade da vida e da arte, oportunizando paixão do experimentar em profundidade, bem como conjunção de práticas pedagógicas e práticas estéticas. A ____________ no ensino da Arte que constrói o conhecimento em rede sem hierarquização, numa articulação ciência e sensibilidade.

Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.

A arte na escola tem um percurso que se delineia em coaduno com a história e com as abordagens educacionais, bem como é pautada numa base legal que a regulamenta e estabelece normas e objetivos, registrados e documentados por diretrizes, parâmetros, referenciais e propostas, que, de acordo com Cury (1997), são nascidas do dissenso, unificadas pelo diálogo, não são uniformes, não são toda a verdade e podem ser traduzidas em diferentes programas de ensino e, como toda realidade, não é uma forma acabada de ser. Dentro desta dinamicidade, o ensino da Arte, basicamente, desenvolveu-se por quatro abordagens significativas. De acordo com o exposto, numere a coluna B pela coluna A, observando as abordagens significativas da arte e suas características.

COLUNA A

I. Tradicional.

II. Nova/renovada.

III. Tecnicista.

IV. Progressista.

COLUNA B

( ) Expressão do movimento de arte-educadores; disciplina do currículo pleno escolar, ensino da Arte; proposta triangular (apreciação, contextualização e fazer artístico); formação estética e abrangente da cultura e sensibilidade humana.

( ) Educação através da arte, atividade artística, processo criador de livre expressão do aluno; professor descompromissado com a ação pedagógica.

( ) Atividade, desenho, trabalhos manuais, música e canto orfeônico; professor transmissor de conteúdos e modelos artísticos.

( ) Educação artística, parte do currículo escolar, enfoque transmissivo e técnico de conteúdo, expressos do simples ao complexo dentro do espaço escolar.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

No início da década de 1990, a Proposta Triangular, que ficou conhecida inicialmente como metodologia triangular proposta por Barbosa, disseminou-se por todo o país e ganhou adeptos entre os professores da então denominada Educação Artística que passaram a trabalhar não só com a produção artística, mas, no ensino, a partir de três ações: leitura de imagem, produção e contextualização. Observe a imagem a seguir.

 É CORRETO afirmar que a Proposta Triangular

Um designer deseja inserir uma imagem em um website com o tamanho de 288 X 360 pixels. A imagem original foi recortada de uma revista, ficando com 20,32 X 25,4 centímetros de tamanho. A resolução adequada para a digitalização da imagem, mantendo um tamanho reduzido de arquivo, é:

Uma imagem RGB digital com 8 bits de profundidade de cor por canal possui:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis