Questões Concurso MPOG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso MPOG

#Questão 579450 - Raciocínio Lógico, Condição Suficiente e Consição Necessária, ESAF, 2005, MPOG, Especialista em Políticas Públicas (Prova 1 e 2)

Carlos não ir ao Canadá é condição necessária para Alexandre ir à Alemanha. Helena não ir à Holanda é condição suficiente para Carlos ir ao Canadá. Alexandre não ir à Alemanha é condição necessária para Carlos não ir ao Canadá. Helena ir à Holanda é condição suficiente para Alexandre ir à Alemanha. Portanto:

#Questão 579476 - Raciocínio Lógico, Correlacionamento, ESAF, 2005, MPOG, Especialista em Políticas Públicas (Prova 1 e 2)

Mauro, José e Lauro são três irmãos. Cada um deles nasceu em um estado diferente: um é mineiro, outro é carioca, e outro é paulista (não necessariamente nessa ordem). Os três têm, também, profissões diferentes: um é engenheiro, outro é veterinário, e outro é psicólogo (não necessariamente nessa ordem). Sabendo que José é mineiro, que o engenheiro é paulista, e que Lauro é veterinário, conclui-se corretamente que:

#Questão 579477 - Raciocínio Lógico, Correlacionamento, ESAF, 2005, MPOG, Especialista em Políticas Públicas (Prova 1 e 2)

O sultão prendeu Aladim em uma sala. Na sala há três portas. Delas, uma e apenas uma conduz à liberdade; as duas outras escondem terríveis dragões. Uma porta é vermelha, outra é azul e a outra branca. Em cada porta há uma inscrição. Na porta vermelha está escrito: "esta porta conduz à liberdade". Na porta azul está escrito: "esta porta não conduz à liberdade". Finalmente, na porta branca está escrito: "a porta azul não conduz à liberdade". Ora, a princesa – que sempre diz a verdade e que sabe o que há detrás de cada porta disse a Aladim que pelo menos uma das inscrições é verdadeira, mas não disse nem quantas, nem quais. E disse mais a princesa: que pelo menos uma das inscrições é falsa, mas não disse nem quantas nem quais. Com tais informações, Aladim concluiu corretamente que:

#Questão 579518 - Raciocínio Lógico, Probabilidade, ESAF, 2005, MPOG, Especialista em Políticas Públicas (Prova 1 e 2)

Há três moedas em um saco. Apenas uma delas é uma moeda normal, com ""cara"" em uma face e ""coroa"" na outra. As demais são moedas defeituosas. Uma delas tem "cara"" em ambas as faces. A outra tem ""coroa"" em ambas as faces. Uma moeda é retirada do saco, ao acaso, e é colocada sobre a mesa sem que se veja qual a face que ficou voltada para baixo. Vê-se que a face voltada para cima é ""cara". Considerando todas estas informações, a probabilidade de que a face voltada para baixo seja ""coroa"" é igual a:

#Questão 579519 - Raciocínio Lógico, Probabilidade, ESAF, 2005, MPOG, Especialista em Políticas Públicas (Prova 1 e 2)

Você está à frente de três urnas, cada uma delas contendo duas bolas. Você não pode ver o interior das urnas, mas sabe que em uma delas há duas bolas azuis. Sabe, ainda, que em uma outra urna há duas bolas vermelhas. E sabe, finalmente, que na outra urna há uma bola azul e uma vermelha. Cada urna possui uma etiqueta indicando seu conteúdo, "AA", "VV", "AV" (sendo "A" para bola azul, e "V" para bola vermelha). Ocorre que "e isto você também sabe" alguém trocou as etiquetas de tal forma que todas as urnas estão, agora, etiquetadas erradamente. Você pode retirar uma bola de cada vez, da urna que bem entender, olhar a sua cor, e recolocá-la novamente na urna. E você pode fazer isto quantas vezes quiser. O seu desafio é determinar, por meio desse procedimento, o conteúdo exato de cada urna, fazendo o menor número de retiradas logicamente possível. O número mínimo de retiradas necessárias para você determinar logicamente o conteúdo exato de cada uma das três urnas é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis