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O modal ferroviário brasileiro passa por uma série de dificuldades, como pequena extensão e má conservação da malha, falta de regulamentação adequada, elevado custo do capital e concorrência predatória. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Recentemente, a modernização da infra-estrutura e a ampliação das linhas ferroviárias têm sido facilitadas pelo baixo custo do financiamento oficial.

À luz do texto acima, julgue os itens a seguir.

As cargas descarregadas de ferrovias na margem direita do porto de Santos não podem ser carregadas, de forma rápida e econômica, na margem esquerda do porto, visto que a construção da ligação ferroviária entre essas margens obstruiria o canal navegável.

#Questão 58463 - Taquigrafia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, MPOG, Analista de Infraestrutura

Um sistema de projeção muito utilizado na confecção de mapas topográficos e no georreferenciamento de objetos é o sistema da universal transversa de Mercator (UTM). Com relação aos aspectos desse sistema de projeção, julgue os itens que se seguem.

No sistema UTM, limitado pelos paralelos 80 o S e 84 o N, é necessário indicar-se a zona UTM, já que as mesmas coordenadas métricas N e E repetem-se em todas as 60 zonas.

O modal ferroviário brasileiro passa por uma série de dificuldades, como pequena extensão e má conservação da malha, falta de regulamentação adequada, elevado custo do capital e concorrência predatória. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Devido à falta de investimento na malha ferroviária nacional, na década anterior à privatização do setor, a maioria das linhas ficou em precário estado de conservação e, conseqüentemente, acarretou redução da velocidade de operação e aumento do número de acidentes.

São reconhecidos pelo governo brasileiro ao menos catorze corredores bioceânicos na América Latina. Os corredores traçados mais ao sul do continente têm extensão menor, envolvem menor número de modais e, em geral, são mais estruturados. O Brasil, ao lado de outros países vizinhos, tenta viabilizar alguns corredores mais ao norte do continente. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

O corredor com maior potencial de carga liga o Porto de Santos ao Porto de Arica, no Chile, passando por Campo Grande, Santa Cruz de La Sierra e La Paz. É um corredor rodoviário com opções para ferroviário.

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